Polí­cia

5742

População Carcerária da Região está 38% acima da Capacidade

Apontam que 16 penitenciárias instaladas em 15 municípios regionais comportam 17.043 presos quando a capacidade total das unidades é para 12.357 deten

PRESIDENTE PRUDENTE - A região de Presidente Prudente concentra uma população carcerária 38% maior do que a capacidade prevista. Dados da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP) apontam que 16 penitenciárias instaladas em 15 municípios regionais comportam 17.043 presos quando a capacidade total das unidades é para 12.357 detentos.

Quanto à superlotação dos presídios, a pasta frisa ser um problema registrado em todo o Estado, no entanto, para o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de São Paulo (Sindasp), sediado em Prudente, o atual cenário compromete a segurança das penitenciárias, pois enquanto no passado um agente era responsável por três presos, hoje a média é de um servidor para cada seis detentos.

Em um panorama geral, o diretor de Comunicação do Sindasp, Daniel Aguiar Grandolfo, revela que a situação hoje é de uma média de 200 agentes para cada unidade, que pode chegar a abrigar 1.315 condenados, a exemplo da Penitenciária Compacta de Flórida Paulista, que tem capacidade para 768 presos. Das 16 penitenciárias da região, apenas três estão com população abaixo do indicado, sendo elas a Penitenciária de Presidente Bernardes, Penitenciária Zwinglio Ferreira, a P-1, e a Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira, a P-2, ambas de Presidente Venceslau.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole