Polí­cia

47788

Ministro do STJ manda soltar segundo dos estudantes de medicina presos por tráfico de drogas em Adamantina

É o segundo habeas-corpus obtido em instâncias superiores contra a prisão preventiva dos estudantes

ADAMANTINA - Uma decisão do ministro Sebastião Reis Júnior, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de Brasília, concedeu na noite desta quinta-feira (16) habeas-corpus (HC) a uma estudante de medicina presa pela Polícia Civil de Adamantina na última sexta-feira (10), sob acusação de tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Ela deve deixar ainda hoje a Penitenciaria Feminina de Tupi Paulista, onde estava detida desde o fim de semana, e vai responder às acusações em liberdade. Antes da decisão do STJ, os advogados da estudante tentaram o HC junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), sem sucesso, onde na quarta-feira (15), o desembargador Jaime Ferreira Menino indeferiu o pedido.

É o segundo HC concedido por instâncias superiores, que muda a decisão do Poder Judiciário local, onde as prisões em flagrante, realizadas pela Polícia Civil, foram convertidas em prisão preventiva.

Do grupo de cinco estudantes presos, um já havia conseguido HC junto ao TJSP e ontem deixou o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pacaembu. A decisão o STJ permitiu agora o segundo HC. Outros dois estudantes continuam recolhidos no mesmo CDP e uma terceira estudante em Tupi Paulista. É tendência que a defesa dos três estudantes ainda presos deve pedir a extensão dessas duas decisões aos demais.

O pedido de HC junto ao STJ, para a soltura da estudante presa na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, teve sua petição originária protocolizada no órgão às 12h36 de ontem e às 14h foi distribuída por sorteio ao ministro Sebastião Reis Júnior. Às 14h06 o processo estava concluso para decisão, e às 19h59 foi concedida a liminar.

Lojas Real 107 (policia) - 17/05/19

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole