Polí­cia

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Investigações da Polícia Civil de Presidente Prudente identificam oito idosos vítimas de golpe da mesma pessoa

O golpista foi preso em flagrante na semana passada, por estelionato e associação criminosa.

PRESIDENTE PRUDENTE - As investigações da Polícia Civil de Presidente Prudente descobriram que oito idosos tiveram juntos um prejuízo aproximado de R$ 18 mil em decorrência do golpe da falsa clonagem de cartão bancário aplicado por um rapaz de 20 anos, morador de São Paulo.

O golpista foi preso em flagrante na semana passada, por estelionato e associação criminosa, após tentar vitimar mais um idoso no Centro da cidade.
 
Os criminosos, neste tipo de golpe, ligam para os idosos e se identificam como funcionários de instituições bancárias.
 
Depois informando que foram realizadas compras e movimentações bancárias atípicas nas contas das vítimas. 
 
Os golpistas perguntam se as vítimas reconhecem tais movimentações e, de pronto, os idosos dão uma resposta negativa.
 
Após a negativa da vítima, o estelionatário (falso funcionário da instituição bancária) a orienta a ligar no número de telefone que consta no verso do cartão bancário, com o objetivo de solicitar o cancelamento. 
 
Ocorre que, mesmo com a vítima desligando o telefone, o estelionatário consegue “segurar” a ligação. 
 
Portanto, mesmo sendo feita nova discagem do número existente no verso do cartão, quem está do outro lado da linha é outro estelionatário, que se porta como atendente responsável pelo setor de cancelamento de cartões e utiliza gravações como nas centrais de atendimento das instituições bancárias, dando assim maior credibilidade à conversa.
 
O estelionatário consegue obter com a vítima dados bancários, senhas alfanuméricas e dados pessoais (nomes dos pais e número de celular, por exemplo), visando a utilizar essas informações confidenciais para a realização de movimentação bancária.
 
A Polícia Civil orienta que, em caso de ligação telefônica de pessoa que se identifica como funcionário de instituição bancária, seja desligado o telefone e que o correntista procure a agência de sua instituição bancária e trate de problemas envolvendo a sua conta e cartões diretamente com seu gerente de maneira presencial.
 
TSC Soluções 163 (polícia) - 20/01/2021
 
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