Polí­cia

28289

Inquéritos na DISE aumentam 35% em 2014

O mês de dezembro do ano passado não teve seus dados ainda divulgados

ADAMANTINA - De acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, de janeiro a novembro do ano passado, o número de inquéritos policiais instaurados pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Adamantina, envolvendo exclusivamente ocorrências de apreensão de drogas, superou todo o ano de 2013.

Nos 11 primeiros meses de 2014, houve um aumento de 35% nos inquéritos instaurados pela delegacia, quando comparado a todo o período do ano anterior.

Lembrando que em 2014 são consideradas somente as ocorrências lavradas de janeiro a novembro; as de dezembro ainda não foram divulgadas.

No ano passado, o mês de outubro foi o que obteve o maior número de inquéritos; 19 no total, contra apenas 4 no mesmo período de 2013, um aumento de 375% para o mês.

De janeiro a novembro de 2014 foram instaurados 81 inquéritos, contra 60 nos 12 meses de 2013.

O número de infratores apreendidos em flagrante se manteve no mesmo patamar nos dois últimos anos. Em cada período, 27 pessoas foram apreendidas.

O número de pessoas presas por mandado em 2014, também apresentou alta de 21%. Em 2013, 11 pessoas foram presas por mandados expedidos pela Justiça. Já em 2014, 14 pessoas perderam a liberdade após cumprimento de mandados.

Vale ressaltar, que todas as informações consideram apenas ocorrências de apreensão de entorpecentes, durante todo o ano de 2013 e de janeiro a novembro de 2014. O mês de dezembro do ano passado não teve seus dados ainda divulgados.

O conversou com o delegado titular da DISE, Dr. Ricardo Dourado dos Santos para saber a que se deve a elevação do número de inquéritos em 2014.

O delegado explicou que a elevação se deve a dois fatos. O primeiro, a concentração das ocorrências na DISE envolvendo entorpecentes em unidades prisionais da área da Delegacia Seccional de Adamantina. Ricardo explica que anteriormente, as ocorrências desta modalidade eram registradas nas delegacias dos municípios onde estão localizados os presídios e desde o ano passado, passaram a ser lavradas pela DISE em Adamantina.

O outro fator ao qual o delegado atribui o aumento no número de inquéritos, está associado a uma ação mais efetiva das policiais, tanto  Civil quanto  Militar.

Ricardo esclarece que a polícia (Civil) trabalha com informações, por isso em muitos casos, é imprescindível a colaboração da população no sentido de denunciar ações delituosas ou criminosas envolvendo entorpecentes. Ele destaca que para isso, a Polícia Civil dispõe do serviço 197 e ainda há o Disque Denuncia do Estado de São Paulo, onde são recebidas denuncias de todos as modalidades e a identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole