Polí­cia

6042

Golpes pela internet aumentam no fim do ano

Correria das compras no comércio eletrônico faz com que aumente o número de crimes virtuais

SÃO PAULO - Com a chegada do fim do ano vem o décimo terceiro e, com isso, cresce também o número de golpes praticados na internet.
 
E é nessa época que muitos aproveitam a correria das compras no comércio eletrônico para cometer crimes virtuais como roubos de senhas e informações.
 
A tendência, segundo especialistas, é que aumentem os casos de vítimas que recebem e-mails ou comunicados de falsas promoções e são induzidas a fornecer dados em sites falsos criados por golpistas, os chamados hackers da internet.
 
Para evitar problemas, evite clicar no anúncio. Caso seja irresistível, entre em contato com a empresa por telefone ou e-mail para ter certeza de que aquilo é verdadeiro.
 
Outra técnica utilizada nesta época é o pharming, na qual o usuário já infectado por algum tipo de vírus e, ao digitar o site correto para compras, é automaticamente direcionado para uma página falsa também criada por golpistas.
 
A dica neste caso é não fornecer dados pessoais como CPF e ficar atento em erros de gramática e concordância do site, muito comum nessa fraude.
 
Se mesmo assim ainda houver dúvida, feche o seu navegador e acesse o mesmo site de outro computador para conferir se o modelo usado é o mesmo.
 
Quem for vítima de golpes, a orientação é salvar todos os registros da compra e da fraude, realizar um boletim de ocorrência, de preferência em delegacia especializada, preservar o computador utilizado para a transação inalterada.
 
Desse modo fica mais fácil obter sucesso na reparação do dano e identificação do criminoso.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole