Polí­cia

30976

Com endereço falso em Venceslau, loja fantasma faz vítimas pelo país

Only Cell é o nome da empresa

REGIONAL -  As compras pela internet aumentam cada vez mais. Porém, a segurança dos sites ainda é problema para muitos consumidores. Uma loja online, com um “endereço fantasma”, em Presidente Venceslau, tem feito vítimas em todo o país.

O site foi tirado do ar. Mas, quem ficou sem receber o produto pelo qual pagou ainda guarda as imagens dessa "loja virtual". Especializada em produtos de informática e aparelhos de telefonia celular, ela ganhou reputação na internet por oferecer preços mais baratos e por não entregar o que foi comprado. A professora Sílvia Regina Maia de Souza mora em Teresópolis (RJ). O SPTV conversou com ela pela internet e a docente contou como teve um prejuízo de quase R$ 1.500 ao comprar um celular para a filha.

“Mandei um e-mail, eles falaram que era 20 dias após a emissão da DANFE, que é a nota fiscal eletrônica. Eu recebi a DANFE, passaram-se os 20 dias e não recebi [o celular]. Aí começou a minha desconfiança, porque tinha muitas reclamações neste site de reclamações e o endereço não batia”, conta a pedagoga.

Silvia e outras pessoas que vivem a mesma situação montaram um grupo em uma rede social e são mais de 180 pessoas que dizem terem sido lesadas pelo site. Os participantes investigaram as informações referentes ao endereço na internet e encontraram o local físico onde funcionaria a sede da empresa. Ele fica em Presidente Venceslau.

No local do imóvel que consta como endereço físico do site, tanto no registro junto à Receita Federal quanto à junta comercial do Estado de São Paulo, não tem loja ou depósito de produtos de informática ou de telefonia celular. O lugar funciona uma revenda de automóveis seminovos e usados.

A reportagem conversou com o proprietário da revenda que preferiu não gravar entrevista e pediu para que seu nome não ser divulgado para não ter mais prejuízos além dos que já teve. Ele afirmou que está no endereço há bastante tempo e nunca funcionou loja de outro ramo ali. Disse ainda que já acionou a Justiça para que seja removido o endereço dos cadastros em órgãos oficiais.

A polícia também já investiga a atividade da empresa e dos responsáveis pelo site. A suspeita é de que os clientes tenham sido vítimas de estelionato.

“Outro crimes também podem ser apurados no decorrer da investigação, inclusive com relação desse endereço que foi declarado, falsidade ideológica, falsidade material de documentos, uso de documento falso”, explica o delegado Stefano Rabecini.

A polícia já encontrou o dono do site. Ele mora em Maringá (PR) e já prestou um depoimento. Mas, ainda há muito a fazer. É preciso dimensionar qual o tamanho do prejuízo e a quantidade de possíveis vítimas, algo complicado pela abrangência da internet.

“Eventualmente elas já podem ter registrado boletim de ocorrência em outros estados e esses boletins de ocorrência podem não ter sido enviados ou até mesmo recebidos pela Central de Polícia Judiciária”, afirma o delegado.

Quem comprou e não recebeu ainda guarda a esperança de ter o dinheiro de volta. O que ainda não retornou foi a confiança em comprar pela internet.

“Eu só vou voltar a confiar quando essas pessoas pagarem pelo que elas fizeram comigo e com todas as pessoas do grupo”, desabafa Silvia.

Em nota, o advogado da empresa Onlycell, Éder Luis Anicias da Silva, disse que fez diversos acordos com clientes e todos que se sentirem lesados, serão reembolsados integralmente. Já quanto o problema de localização, o advogado disse que a empresa passa por uma mudança de endereço.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole