Polí­cia

42446

Cães farejadores da Polícia Militar ajudam a retirar de circulação quase 800 kg de drogas durante o ano de 2017

Canil da Força Tática do 18º Batalhão atuou em 300 apoios a ocorrências atendidas na região de Presidente Prudente

Se não fossem encontradas pelos cães, drogas ainda poderiam estar nas ruas (Foto: Polícia Militar/Cedida) Se não fossem encontradas pelos cães, drogas ainda poderiam estar nas ruas (Foto: Polícia Militar/Cedida)

REGIONAL - Quase 800 quilos de drogas – entre elas, maconha, crack e cocaína – foram retirados de circulação durante o ano de 2017 no Oeste Paulista devido à contribuição dos cães farejadores do Canil da Força Tática do 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), com sede em Presidente Prudente. Se não fosse a presença dos cães farejadores, a quantidade de substâncias entorpecente poderia ainda estar nas ruas. A equipe “K9” realizou 300 apoios a ocorrências policiais, não só na cidade onde está instalada, como também em Álvares Machado, João Ramalho, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Rosana e Tarabai.

Os números são importantes para a atividade policial, conforme enfatizou ao G1 o sargento Joel de Godoi Bueno Júnior, comandante do Canil do 18º BPM/I. Além disso, as estatísticas mostram a importância do cão como uma ferramenta de trabalho para a Polícia Militar.

O G1 acompanhou de perto o desempenho dos cães nas ocorrências de novembro e dezembro do ano que passou. Somente neste período foram computados 61 apoios policiais com a utilização de cão de faro, dos quais 22 obtiveram êxito em localizar materiais ilícitos. Além da apreensão de drogas encontradas em terrenos baldios e/ou vegetação e em residências, houve a contribuição em 23 prisões em flagrante e na apreensão de uma arma de fogo.

“Em novembro e dezembro, nós tivemos 61 apoios em ocorrências. É um número expressivo, onde foram tirados de circulação indivíduos e uma quantidade expressiva de drogas”, comentou ao G1 o sargento Júnior.

Contar com a presença de cães farejadores num cenário onde há denúncias de tráfico de drogas e/ou no cumprimento de mandados de busca e apreensão também relacionados ao delito possibilita que até os menores resquícios de substância entorpecente sejam localizados e apreendidos pela Polícia Militar.

Conforme declarou ao G1 o sargento Júnior, atualmente a atuação do pequeno traficante conta com pouca quantidade de droga dividida em várias porções.

Novembro

Novembro de 2017 foi o segundo mês com mais apoios em ocorrências na região, com um total de 37, ficando atrás apenas de setembro – que totalizou 45 apoios. Conforme dados cedidos ao G1 pela Polícia Militar, a corporação apoiada pelo Canil retirou das ruas no 11º mês 1,513 quilo de maconha, 0,05 kg de crack e 0,003 kg de cocaína, além de contribuir em 13 prisões em flagrante.

Conforme levantamento realizado pelo G1 com a contribuição do Canil, do total de apoios de novembro, 12 obtiveram a localização de entorpecentes. Em Presidente Prudente, as ocorrências foram registradas nos bairros Cecap, Jardim Cambuci, Vila Brasil, Jardim Iguaçu, Vila Nova, Conjunto Habitacional Ana Jacinta e Vila Marcondes. Além de apoios em Tarabai e em João Ramalho.

Além das ocorrências policiais, o Canil ainda realizou 13 atividades de policiamento ostensivo com cães e recebeu em seu espaço 244 visitantes, de um total anual de 1009, com 13 demonstrações, segundo dados da equipe ao G1.

Dezembro
Já o último mês de 2017 teve um total de 24 apoios a ocorrências policiais. De acordo com informações cedidas ao G1 pela PM, com o apoio do Canil foram retirados de circulação 2,199 quilos de maconha e 0,025 kg de crack. As equipes também contribuíram em 10 prisões em flagrante e na localização de uma arma de fogo municiada, em Mirante do Paranapanema.

Segundo dados levantados pelo G1 com a contribuição do Canil, do total de apoios de dezembro, 10 obtiveram a localização de entorpecentes. Em Presidente Prudente, as ocorrências foram registradas nos bairros Servantes, Parque Furquim, Cohab, Vila Marina, Vila Iti e Jardim Cambuci. Além de apoios em Mirante do Paranapanema, Álvares Machado e Presidente Epitácio.

A equipe ainda realizou, somente em dezembro de 2017, 22 atividades de policiamento ostensivo com cães e recebeu em seu espaço 223 visitantes, com 13 demonstrações, conforme dados da equipe ao G1.

“Hoje o cão é uma ferramenta muito importante para a atividade policial devido à sua capacidade olfativa, que faz com que o cão identifique um odor entre muitos outros e isso facilita na localização do entorpecente. Como o cão de policiamento também é por conta do seu poder intimidatório. Então o cão atua no patrulhamento e atua em ações de controle de distúrbios civis”, salientou o sargento Júnior ao G1.

Outras atividades
Devido à divulgação do trabalho do Canil, além das diversas ocorrências policiais que resultaram na retirada de 797,42 quilos de entorpecentes durante o ano, a equipe somou 65 atividades de policiamento ostensivo com cães e recebeu 1.009 visitantes, bem como realizou 52 demonstrações.

“Também para coroar o ano de 2017, o Canil trouxe alguns troféus de torneios e competições que ele participou dentro do estado de São Paulo. Foi campeão em Franco da Rocha [SP], com melhor faro, e em Tatuí [SP] trouxe o troféu de vice-campeão na imobilização. Isto mostra o adestramento em alto nível dos nossos policiais”, destacou ao G1 o sargento.

As informações e imagens contaram com o apoio das equipes do Canil da Força Tática do 18º BPM/I, compostas por: sargento Joel de Godoi Bueno Júnior, cabos Roberto Francisco das Neves, Alex Gomes Alves Martins, Marcelo Maria Takano, Simone da Silva Belasco, Rogério Aparecido da Silva Brandão, Cláudio Rogério Bressan, Luís José das Neves, Cláudio Alberto Lima, Márcio Souza Costa, Carlos Roberto Miron Júnior e soldado César Alves da Conceição.

Atualmente, o Canil do 18º Batalhão conta com 18 cães, sendo seis de faro, cinco de policiamento, dois que atuam em ambas as funções, um em treinamento para busca e localização de pessoas e quatro em fase de adestramento – destes, dois ainda são filhotes. As raças são pastor alemão – também capa preta e cinza, pastor belga malinois e rottweiler.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole