- Atualizado em 16:51

Pelo Mundo

40005

Saiba como solicitar o seu Passaporte em quatro passos

O posto da Polícia Federal de Presidente Prudente é o mais próximo para moradores de Osvaldo Cruz e Região

Primeiro é necessário entender a diferença entre passaporte e visto. O passaporte é uma espécie de documento de identidade internacional, ele serve para identificar o cidadão brasileiro em outros países e permite a entrada e a saída pelos portos, aeroportos e todas vias de acesso internacional, de acordo com a legislação do país. É a primeira etapa para quem quer sair do Brasil, exceto para quem vai pra algum país do Mercosul, onde é necessário apenas o Documento de Identidade (RG).

Agora, o visto é necessário em alguns países. Nem todas as nações exigem o visto para brasileiros, muitos só solicitam o passaporte. O visto deve ser emitido na Embaixada do país de destino com o passaporte em mãos. Eles são temporários, sempre com prazo de validade e há diversos tipos de vistos, desde os de turismo, trabalho até estudos. Dependerá do tipo de viagem que será feita para solicitar o que é mais apropriado.

English by Tati - matéria Passaporte

Então, o passaporte é o primeiro passo pra quem pretende viajar pra algum destino internacional e você pode fazê-lo em quatro passos:

1) Primeiro você deve efetuar o preenchimento do formulário no sistema da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte)

2) Deve cadastrar todas as suas informações pessoais e as solicitadas pela Polícia Federal;

3) Emitir e pagar a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União, taxa obrigatória para todos os que precisam retirar o passaporte). A taxa atualmente corresponde a R$ 257,25 e o visto tem validade de 10 anos;

4) Após o pagamento da taxa, você deve acessar novamente o site da Polícia Federal e realizar agendamento no posto mais próximo a você. O posto de Presidente Prudente é o mais próximo de Osvaldo Cruz. Lembrando que você deve levar todos os documentos necessários. Esse agendamento é necessário para recolhimento das digitais e pra tirar a foto. Diferente dos vistos, para o passaporte não há entrevistas.

Não há "renovação" e nem "prorrogação" de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos todos os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão do novo passaporte.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole