- Atualizado em 09:13

Pelo Mundo

41104

Osvaldo-cruzense participa de curso de aperfeiçoamento no Japão

Jorge Shimada embarca na próxima semana para intercâmbio de capacitação

OSVALDO CRUZ - Jorge Shimada, 45, é Analista de Sistemas e embarca na próxima semana para um curso de aperfeiçoamento na área de empreendedorismo, financiado pela JICA.

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) é um órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento.

Apesar de separados pela distância geográfica, os laços de amizade entre Brasil e Japão são tradicionalmente fortes. A história dos dois países se entrelaça a partir de 1908, com a chegada do navio japonês Kasato-maru, trazendo ao Brasil os primeiros imigrantes.

Atualmente, o Brasil chama atenção do Japão, não somente por ser um dos países de maior destaque na América Latina, mas também por abrigar a maior população de descendentes de japoneses fora de seu país de origem.

A atuação da JICA

As relações de cooperação técnica entre Brasil e Japão são reguladas pelo acordo básico de Cooperação Técnica Brasil-Japão, tratado assinado em agosto de 1971.

Hoje o Brasil está na 6ª posição entre os maiores receptores de assistência japonesa via cooperação técnica dentre todos os países do mundo - e o maior fora do continente asiático.

O Japão recebe anualmente cerca de 8 mil técnicos oriundos de países em desenvolvimento de todo o mundo. Esta pode ser uma oportunidade para quem quer conhecer um novo país e se aperfeiçoar profissionalmente, como é o caso de Jorge Shimada.

Há bolsas disponíveis em diversas áreas como planejamento de desenvolvimento, administração pública, empreendimentos públicos, transporte, infraestrutura social, comunicação e informação, agricultura, pecuária, floresta, pesca, mineração, comércio, turismo, capacitação, saneamento, seguridade social, etc.

Conhecer a cultura de um Japão moderno e que aparece como uma das lideranças mundiais é uma grande oportunidade. Há bolsas tanto para descendentes quanto para não descendentes.

Para conhecer os cursos que estão com inscrições abertas é só clicar aqui: https://goo.gl/cZyfS4. Se você deseja mais informações sobre o programa, escreva para garp@ocnet.com.br

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole