Pelo Mundo

50670

George Floyd será enterrado em Houston, nos EUA, nesta terça

Ex-segurança negro será enterrado ao lado da mãe. Ele chamou por ela enquanto seu pescoço era pressionado por policial branco em Minneapolis.

HOUSTON - O ex-segurança negro George Floyd, que morreu em uma violenta abordagem policial em Minneapolis, será enterrado na tarde desta terça-feira (9) em Houston, no Texas, ao lado de sua mãe. A sua morte inspirou uma onda de protestos contra o racismo que se espalhou por todos os estados americanos e em cidades no mundo inteiro.
 
Em 25 de maio, quando um policial pressionou o joelho no pescoço de Floyd por vários minutos, ele repetiu várias vezes que não conseguia respirar e gritou por sua mãe.
 
Cerca de 6 mil pessoas passaram na segunda-feira (8) pelo velório em Houston, cidade onde o ex-segurança passou a maior parte da vida. Além do luto, os visitantes demonstraram repúdio ao racismo e à violência policial nos Estados Unidos. 
 
Floyd teve funerais em Minneapolis e em Raeford, na Carolina do Norte, onde nasceu.
 
Antes do enterro, haverá uma cerimônia fechada apenas para a família e convidados, entre eles autoridades.
 
Onda de protestos
 
A morte de Floyd também deu origem a uma onda de protestos que atingiu quase 600 cidades nos 50 estados americanos. A mobilização popular, que já é considerada a maior desde 1968, começou com bandeiras contra o racismo e a violência policial. Com o passar dos dias, as reivindicações se ampliaram e passaram a defender uma profunda reestruturação da polícia.
 
Casa Avenida 447 (pelo mundo)- 09/06/2020
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole