- Atualizado em 08:55

Mulher

46239

‘Não há nenhuma relação entre vacinação e autismo’, garante médico da Sociedade Brasileira de Pediatria

Números do Ministério da Saúde apontam queda da vacinação em todo o País

NACIONAL - Quem participa de grupos de mães e pais nas redes sociais sabe. Existe um crescente movimento antivacina que vem ganhando força em todo o mundo, inclusive no Brasil, e que está sendo apontado como um dos principais responsáveis por um surto de sarampo na Europa. 

No Brasil, os mais recentes números divulgados pelo Ministério da Saúde mostram uma queda recorde na imunização das crianças em todo o País.

As vacinas que apresentam os piores números são a a tetraviral, que previne doenças como rubéola, caxumba e catapora, com apenas 63,3% de crianças imunizadas até o momento e a da hepatite A, com 66,3%.

LabVida 86 (mulher) - 28/11/18

Já a vacina da poliomielite, que previne a paralisia infantil e que em 2011 era tomada por 100% das crianças teve um desempenho muito abaixo do esperado: apenas 7 em cada dez crianças foram imunizadas em 2018 contra a doença, mesmo o Brasil tendo um dos mais melhores programas públicos de vacinação do mundo, que oferece os principais imunizantes a todas as crianças gratuitamente.

Segundo o Dr. Renato Kfouri, Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, as fake news sobre os “perigos” das vacinas não são recentes, porém não deixam de ser preocupantes. A entidade, inclusive, lançou uma campanha chamada #Maisqueumpalpite para difundir informações sobre esse e outros assuntos baseadas em evidências científicas e não em “achismos”.

Entre as notícias falsas que são propagadas, lembra, estão a de que a vacina tríplice viral pode causar autismo. “Essa informação nasceu baseada em uma fraude científica”, garante.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole