Mulher

35260

Cuidados especiais com a pele durante o inverno

Diminuir a temperatura do chuveiro e utilizar hidratantes

Com os dias mais gelados do inverno, a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição da transpiração corporal. Uma das partes do corpo que mais sofre é a pele, que fica mais ressecada. Isso porque, com os termômetros lá embaixo, é comum às pessoas cometerem dois grandes erros: aumentar muito a temperatura do chuveiro e demorar excessivamente no banho. Juntas, essas práticas prejudicam a saúde da pele, pois causam ressecamentos em suas camadas.

Uma das principais dicas para evitar o problema é manter a hidratação do corpo. Para a dermatologista do Hospital Bandeirantes, Suzy Rabello, outra solução é reduzir o tempo no chuveiro e utilizar sempre água morna. “A nossa pele é repleta de gorduras e proteínas. Quanto mais quente a água, mais eliminamos a proteção dela”, explica.

Optar por sabonetes mais neutros e menos agressivos, evitando os bactericidas e as esfoliações durante este período do ano, também ajuda a diminuir o desgaste da pele. Além disso, ainda que o sol esteja bem mais fraco do que no verão, não dá para abandonar o protetor solar. Todas as áreas expostas do corpo precisam ser protegidas diariamente. Segundo a especialista, mesmo no inverno o nosso organismo recebe radiações solares.

Esses cuidados precisam ser iniciados desde cedo, já que em algumas situações mais graves a pessoa pode ressecar tanto a pele a ponto de destruí-la. Porém, esses agravantes costumam ser mais comuns em peles com doenças crônicas, como dermatite atópica e psoríase. “Nesses casos o paciente precisa ter um cuidado redobrado para minimizar os riscos”, finaliza.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole