36734

Novo vírus atinge usuários do facebook; saiba como se proteger

O anexo é enviado por alguém da sua lista de amigos e geralmente tem como título o seu nome de usuário

GERAL - Algumas pessoas estão recebendo vídeos em mensagens diretas pelo Facebook. O anexo é enviado por alguém da sua lista de amigos e geralmente tem como título o seu nome de usuário. Quando você clica no link, automaticamente é redirecionado para uma página maliciosa, um falso antivírus. E, pronto, você já pode ter sido infectado.

De acordo com o especialista em segurança da Norton, Nelson Barbosa, essa é uma ameaça já conhecida de quem trabalha com o Windows, chama-se Fake AV Redirect 2, e que está ganhando força novamente. Segundo ele, essa nova onda de ameaças ocorre porque os criminosos virtuais estão migrando do Windows para os sistemas operacionais mobile.

“O que pode causar estranheza e fazer com que o usuário acredite que realmente possa haver uma infecção é que a ameaça faz a leitura do sistema e aponta na tela qual o aparelho a pessoa tem”, explica Nelson Barbosa. Segundo ele, esse truque estimula as pessoas a fazerem o download do antivírus falso.

A dica do especialista é que você, antes de clicar nos anexos enviados, responda a mensagem perguntando para a pessoa se foi ela que enviou o arquivo. Porque uma vez infectado, o sistema faz o disparo automático do anexo infectado, o falso link.

O que fazer se já cliquei no link?

– Faça uma verificação de segurança usando o seu antivírus ou recorra a um sistema de proteção para fazer a verificação e checar se o seu dispositivo foi infectado.

– Observe no seu navegador (alguns usuário do Google Chrome verificaram esse problema) se uma extensão desconhecida foi instalada. Se isso aconteceu e você não conhece aquela extensão, exclua rapidamente e denuncie para o Google.

– Notifique o Facebook (ou a rede social por meio da qual você recebeu o link) de que se trata de uma ameaça, eles vão rastrear podem diminuir a propagação dentro da rede.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole