8463

Facebook pode ser bom para amizades e política

Pesquisas sugerem que usuários de sites de redes sociais possuem maiores níveis de "bem-estar social"

SÃO PAULO - Contrariando a crença popular de que cultivar "amigos no Facebook" pode prejudicar a capacidade das pessoas de fazer amigos na vida real, pesquisas sugerem que usuários de sites de redes sociais possuem maiores níveis de "bem-estar social".
 
De acordo com os resultados de uma pesquisa do Pew Research Center divulgada nesta quinta-feira (16), usuários do Facebook são mais confiáveis, têm amigos mais próximos e são mais engajados politicamente.
 
"Houve muita especulação sobre o impacto do uso de redes sociais na vida das pessoas, e grande parte dela se focou na possibilidade de que os sites prejudiquem os relacionamentos das pessoas e as faça participar menos de acontecimentos do resto do mundo", disse o autor principal do relatório, Keith Hampton.
 
"Descobrimos o exato oposto --que usuários de sites como Facebook têm relações mais próximas e estão mais propensas a se envolver em atividades cívicas e políticas".
 
A pesquisa foi feita com 2.255 adultos a respeito de seu uso de redes como Facebook, MySpace, LinkedIn e Twitter.
 
A pesquisa indica uma ampla mudança nas relações sociais. Cerca de 47% dos adultos usa sites de redes sociais, ante 26% em 2008, quanto uma pesquisa similar foi feita.
 
A atividade de pessoas que entram muito no Facebook foi maior durante a temporada das eleições.
 
Elas estiveram duas vezes e meia mais propensas a ir a um encontro político, 57% mais propensas a tentar convencer alguém de que seu voto estava correto e 43% mais propensas a dizer que iriam votar, disse a pesquisa.
 
Pesquisadores também disseram que o suporte emocional e a companhia que usuários frequentes do Facebook obtêm é equivalente a cerca de metade do apoio recebido pelo norte-americano comum de um parceiro.
 
"As pessoas os usam para manter contato com seus melhores amigos e conhecidos distantes", disse Rainie.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole