33251

Android envia mensagem no WhatsApp só com uso da voz

Usuários brasileiros de celulares Android agora podem usar a voz para ditar mensagens

NACIONAL - Usuários brasileiros de celulares Android agora podem usar a voz para ditar mensagens e enviá-las por meio de aplicativos como WhatsApp, Viber e Telegram, sem usar o teclado. O recurso já está habilitado para quem fala inglês desde julho passado.

A ideia é resolver uma frustração recorrente de quem é adepto de assistentes virtuais como Google Now, Siri (da Apple) e Cortana (da Microsoft). Um pedido para que se enviasse uma mensagem via WhatsApp era respondido pela assistente do Google com uma busca pela frase ditada, e não com o envio do texto.

Agora, basta dizer "OK, Google, mande uma mensagem por WhatsApp", e o Google Now pergunta para quem deve enviar e qual é a mensagem. O procedimento pode ser feito em só uma etapa, se o usuário disser de uma vez que quer mandar uma mensagem, para quem e o texto -na Siri, não é possível usar apps que não os da Apple para mandar as mensagens.

No teste feito pela Folha, o sistema de voz funcionou bem, cometendo poucos erros em mensagens simples.

Mas, no aparelho testado, um Lenovo Vibe, a interface apresentou alguns problemas. O aviso "O Google está fora do alcance" apareceu várias vezes e foram necessárias duas ou três tentativas para enviar algumas das mensagens. No caso do aplicativo Telegram, o assistente confunde-se com a palavra "telegrama" e envia um SMS.

Às vezes, o procedimento é interrompido misteriosamente. Em alguns casos, quando o assistente perguntava se podia enviar a mensagem ou se havia algo a ser alterado no texto, responder "alterar" resultava em busca no Google pela palavra.

No fim das contas, o recurso é competente naquilo que parece ter sido talhado para fazer: dar respostas rápidas quando as mãos do usuário estão ocupadas. Para usar, basta atualizar o aplicativo do Google e os apps de mensagem no Android. Usuários de iPhone ainda vão ter de esperar para ter essa opção.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole