Eu Repórter

9777

Internauta denuncia corte de ipês na coordenadoria de Defesa Agropecuária

Prédio público localizado na avenida Felipe Carmona é péssimo exemplo de preservação ambiental

Um dos Ipês históricos chegou a ser derrubado Um dos Ipês históricos chegou a ser derrubado

OSVALDO CRUZ – O internauta Valdemir Anselmo utilizou o canal Eu Repórter e encaminhou fotos e informações sobre suposto corte ilegal de árvores da espécie Ipê Amarelo no prédio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em Osvaldo Cruz. O órgão é ligado ao Escritório de Defesa Agropecuária de Tupã.

 

Segundo o internauta, “o simples fato de uma raiz de um Ipê estar causando rachaduras na parede e calçada” do prédio, “os responsáveis” “resolveram fazer a derrubada destas árvores históricas no município”.

 

O prédio está localizado no cruzamento da rua Rodolfo Zaros com a Felipe Carmona. Segundo o internauta, falou “com o responsável e ele simplesmente disse que estava cortando as árvores devido às rachaduras nas calçadas”.

 

“Na minha opinião, nada justifica o corte, pois hoje existe engenharia que pode solucionar o problema sem as derrubadas de árvores. Procurei por telefone o secretario do Meio Ambiente, José Monteiro Nabas e ele me disse estar ciente e que tinha autorizado a derrubada dos Ipês com dor na alma. Eu ainda perguntei: mais o senhor não pode fazer mais nada para não continuar a derrubar? Ele disse: olha Anselmo estou com as mãos atadas, pois ali a área é do governo do Estado e sem chances para nós”.

 

O internauta pondera que questionou do secretário o fato do município incentivar as pessoas ao plantio e depois o fato de autorizarem o corte. “Ele Monteiro me disse: nós estaremos no Horto Florestal compensando estas derrubadas”.

 

“Indignado com a situação tomei minhas providências junto aos órgãos competentes”, ao mencionar à reportagem do Portal Ocnet que procurou o Ministério Público local. “Aí, pouco minutos depois foi paralisada a derrubada. Isto, graças ao Ministério Público, que vai tomar as medidas e apurar os fatos”.

 

“Fica aqui meu protesto e minha indignação contra a Secretaria do Meio Ambiente de nossa cidade, que nem sequer quis vir conversar com os moradores para tentar uma outra alternativa a respeito deste atentado ambiental gravíssimo”, completou Anselmo.

 

Segundo o internauta, após denúncia ao Ministério Público os cortes foram paralisados, mas conforme as fotos encaminhadas ao Portal Ocnet, pelo menos um Ipê chegou a ser derrubado.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

VALDEMIR ANSELMO

01/09/2011 às 07h06

INADIMISSIVEL O QUE FOI FEITO AQUI COM ESTE PE DE IPÊ> MAIS ABSURDO AINDA A DESCULPA QUE DERAM PARA CORTA-LO. ESTAVA CAUSANDO RACHADURAS NO PRÉDIO. TUDO BEM AS RACHADURAS SÃO REAIS, MAS EXISTEM MEIOS DE CONTER ESTAS RACHADURAS SEM TER QUE COMER UM CRIME DESTA PROPORÇÃO. JÁ PENSOU SE TODAS AS PESSOAS COM CÃNCER TIVESSE QUE MORRER AS MINGUAS SEM DEVIDOS TRATAMENTOS? MAS NÃO O DOENTE ELE É LEVADO NOS LUGARES ESPECIALIZADOS NA TAL DOENÇA, FEITO ALI RADIOTERAPIA, QUIMIOTERAPIA PARA TENTAR SANAR O PROBLEMA E DEIXAR POR MAIS A VIDA NA PESSOA QUE SOFRE DESTE MAL. O QUE EU QUERO DIZER COM ISTO É: PODERIA TER FEITO ALI UM ESQUEMA PARA CORTAR AS RAIZES DO IPÊ, E OUTRAS COISAS MAIS QUE PODERIA SIM FAZER, MAS NO MEU VER FALTOU FORÇA DE VONTADE DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DA CIDADE, OU SEJA DO SECRETÁRIO QUE SEMPRE FICA FALANDO DA CIDADE VERDE, QUE GANHOU SELO VERDE E OUTRAS COISAS ETC, ETC. OLHA FOI DE TOTAL FALTA DE CONSIDERAÇÃO DESTA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DEIXAR QUE FIZESSE ESTE CORTE NESTE IPÊ. MAS GRAÇAS A DEUS EXISTE JUSTIÇA PARA ISTO. FOI O QUE EU FIZ. PROCUREI POR JUSTIÇA, POIS QUEM DEFENDE A FAUNA, FLORA SOMOS NÓS HOMENS, POIS ELES POR SI SÓ SÃO INDEFESOS. PARA MIM FOI UM CRIME AMBIENTAL E DEVERIAM SER PUNIDOS COMO MANDA A LEI SEVERAMENTE. SERIA MAIS FÁCIL DESMANCHAR AQUELO PRÉDIO ALI E LEVÁ-LOS PARA OUTRO LOCAL NA CIDADE DO QUE FAZEREM ISTO. ISTO PARA MIM FOI O CÚMULO DO ABSURDO..SEJA REPUDIADO A ATITUDE DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE NOSSA CIDADE.( POSTAR ESTE COMENTÁRIO NA INTEGRA)

Sonia Regina Xavier

01/09/2011 às 08h18

É uma vergonha, uma árvore tão linda, sendo cortada!

Vanessa

01/09/2011 às 09h35

É indiscutívell como as pessoas parecem que sentem prazer em destruir aquilo que faz parte da nossa história qdo está realizado a natureza. Quando é prédios, pessoas, querem tombar e fazer estátuas e demais monumentos para homenagiar. Agora quando diz respeito a natureza, ao meio ambiente, tomba sim...mas pro chão. Gastam tanto em conscientização da população referente a preserva o meio no qual ela está inserido para depois fazer um absurdo deste. E depois ainda querem conversar sobre Sustentabilidade. Está precisando sim de conscientização mas, antes de sair pregando para a população é necessário vivencia-la. Chega de "Faça o que digo, mas não faça o que eu faço"!!! Até quando me pergunto?

Lucy Cleuza

01/09/2011 às 09h41

Concordo com a atitude do internauta Valdemir Anselmo. ,pois as pessoas precisam mesmo praticar a cidadania e reivindicar seus direitos,ainda mais se tratando do meio ambiente.

Ivone

01/09/2011 às 10h04

Parabens a esse internauta que soube , com essa atitude, salvar um pedacinho da natureza. serviu de exemplo para muitos que cruzam os braços e nada fazem pela preservação do meio ambiente.

Nunes

01/09/2011 às 10h13

Bom, falta de espaço é uma coisa, agora falta de carater e escrupulos é outra coisa, depois vem dizendo com a maior cara de pau que devemos cuidar das arvores proteger o meio ambiente, mais na hora que os "caras" cortam um IPÊ que naum faz mau a ninguem e nem estava atrapalhando, não querem nem saber metem o machado sem explicação nenhuma e ainda diz que naum pode fazer nada, quanto a um crime ambiental, onde vai parar essa falta de respeito, quero ver se ele convocou uma reunião e disse o porque do corte da arvore.... ah já ia me esquecendo... já que ali tem projetos para ser a nova base da Policia Militar, vai ve que eles estão cortando neh, pra caber os carros que são muitos, um capotado, outro não sai da oficina e assim vai.... que Deus nos proteja da ação desse corruptos....

Silas Nunes

01/09/2011 às 10h19

"Pixar a parede pode", ai então cortaram a arvore que quando fica florida é linda, senão tira o brilho da pixação na parede, onde deveria ser limpinho, dando o exemplo de civilidade.... infelizmente esses são os secretários de defesa que temos não tem boca pra nada, cruza os braços e dexa os outros cometerem crimes como esses.....

CRISTIANO DIAS

01/09/2011 às 11h44

OLHA PESSOAS COM ESTA CORAGEM DE FAZER O QUE ESTE CIDADÃO FEZ, NÃO TEM MAIS NÃO ENTRE NÓS. ISTO DEVE SE CONSIDERAR RELÍQUIAS. CORAGEM FOI SUFICIENTE PARA IMPEDIR AS DERRUBADAS. PARABÉNS A ELE.&160; ISTO FOI E É UMA VERGONHA

JULIANA MARQUES

01/09/2011 às 11h52

Parabéns a esta iniciativa e atitude deste cidadão que teve a coragem de denunciar ao ministerio publico. Coisa feia. Parabéns ao Ministério Público desta cidade que funciona e de verdade....e a este cidadão pela determinação tomada.....

sebastião couto

01/09/2011 às 11h57

A cidade deveria ter uns 5 cidadão destes ai com coragem para encarar a secretaria. Mas a democracia só funciona assim, desta forma ou seja com denúncias ao ministerio público. Sem mais palavras

Ingrid Pitarelo Melnic

01/09/2011 às 12h12

É uma vergonha qdo vemos até onde vai a falta de consciência daqueles que estão com o poder de fazer o melhor para a cidade. Quem deve proteger esta matando e o que diremos então dos que matam?

APARECIDA SOARES

01/09/2011 às 12h22

FALA SE TANTO EM PRESERVAÇÃO E MANDA CORTAR. NÃO CONSIGO ENTENDER ESTAS COISAS. EU VI AS FOTOS ME CORTOU O CORAÇÃO. ESTE MORADOR DEVE TER TIDO DOR MAIOR AINDA POIS ELE VIU CORTAR. E VI AS RACHADURAS TAMBÉM, ME POUPE VIU. NADA QUE UM CIMENTO NÃO FICARIA JÓIA ALI NO CASO OU SE TEM PERIGO DE DESABAR O PRÉDIO, MUDA DE LUGAR, A CIDADE TEM TANTOS OUTROS LOCAIS PARA ALOJAR ESTA SECRETARIA DA AGROPECUÁRIA. NÃO HAVERIA NECESSIDADE ALGUMA DE CORTAR O IPÊ E SIM A LINGUA DESTE CARA QUE AUTORIZOU. TO NERVOSA ESTAS COISAS ME DEIXA ASSIM (PERDÃO AOS LEITORES)

Daniel Pereira De Lima

01/09/2011 às 12h26

parabens anselmo por correr atras das altoridades pra q isso nao fique assim e tomem uma providência.

MARIO TAKASHIMA

01/09/2011 às 12h27

Isto não deveria ter acontecido. Estas árvores fazem frente de minha casa. Horrivel o que aconteceu, a sombra era coisa mais bela as flores nem se fala, os pássaros que vinha ali pernoitarem. As rachaduras eu conheço, vai demorar mais 100 anos pra cair aquele prédio. putzz, Ainda bem que o amigo aqui socorreu a tempo senão o desastre ambiental seria maior.

CARLOS CANDIDO

01/09/2011 às 12h58

Agora diante desta situação eu pergunto: Cadê o prefeito desta cidade que confiou o cargo a um cidadão deste diante de uma secretaria tão séria? Olha senhor secretário a sua atitude me deixou envergonhado, o senhor veio aqui na vila pedir para que as crianças cultivem o verde e vem com uma lambança destas. Toma vergonha na sua cara. Aliás nós vamos continuar cultivando e plantando sim, pois não queremos ter o seu exemplo nunca de preservação ambiental. Parabéns a este internauta não conheço, mas achei ele um cidadão determinado no que faz, este tipo de gente que tem que colocar nestas secretarias, não estes cabides de empregos da cidade.

CAMILA

01/09/2011 às 13h04

EU SOU FILHA DESTE INTERNAUTA. ADIMIRO MEU PAI. EU ESTOU COM UMA TRISTEZA SÓ, EU VI CORTANDO ESTA ARVORE QUE EU BRINCAVA ALI EMBAIXO COM MINHAS AMIGAS DE ESCOLA E SEMPRE FAZIAMOS TRABALHOS ESCOLARES ALI TAMBÉM. ONTEM QUANDO MEU ME DISSE QUE FALOU COM O RESPONSÁVEL DA SECRETARIA MEIO AMBIENTE, EU LEMBREI QUEM É: É O SENHOR QUE FOI PEDIR PARA NÓS PLANTARMOS ARVORES E NÃO ARRANCÁ-LAS E NEM ESTRAGÁ-LAS. MAS EU NÃO ENTENDI A ATITUDE DELE, AO INVÉS DE LUTAR PARA NÃO DERRUBAR, ELE AUTORIZOU E AINDA ESTAVA CIENTE DO ESTRAGO QUE IA CAUSAR. HIPÓCRITA MESMO NÉ? TENHO 12 ANOS E ESTOU HORRORIZADA COM ESTA CENA.

Euclides Selvino Grando Junior

01/09/2011 às 16h58

Não existe nenhuma coerência na alegação de que a raiz da árvore prejudicou a calçada. Visito Osvaldo Cruz anualmente e o estado das calçada (rachadas) é em grande parte dos casos resultado de concretagem mal feita. As raízes de ipês não são superficiais e em Curitiba ruas inteiras são arborizadas com essa espécie sem prejuízo às calçadas. Isso é crime previsto em lei e esperamos a ação do MP para punir os "i"rresponsáveis pelo corte. O plantio de pelo menos 10 árvores do mesmo porte (não mudas minúsculas) plantadas em vias públicas e serviços à comunidade já é um bom começo. Parabéns ao cidadão denunciante. Nossa sociedade precisa desse tipo de atitude.&160;

Bruno Augusto

01/09/2011 às 19h04

Anselmo faria o mesmo, lembrando que foi desta mesma forma com que algumas arvores foram cortadas na praça, alegando uma restruturação da praça, pois ate hoje os canteiros permanece do mesmo jeito, alias mas feio do que era(sem verde), senhor prefeito gostaria de salientar que&160;órgãos&160;públicos devem dar exemplos bons, e não ruins, dizendo&160;também&160;que não e&160;fácil&160;ter um&160;ipê&160;desde porte em meio da cidade, sua&160;existência&160;passa a ser um&160;patrimônio&160;do&160;município, fica aqui a sugestão de catalogar estas maravilhosas arvores do nosso&160;município.

Reinaldo Marques

02/09/2011 às 07h49

Parabens Anselmo pelo seu relato. Nos mostra que estamos a merce de nosssas "autoridades". A mesma coisa esta acontecendo na Rua Guarantã, estão acabando com as nossas queridas arvores. Acho isso uma falta de competência.

SOLANGE RAMOS

02/09/2011 às 10h00

Acredito que muitos não tem a mentalidade que este internauta teve, que foi de uma tremenda coragem em ir falar no local da cena e depois procurou o secretário do meio ambiente da cidade e nada resolvido ele foi procurar ministério público da cidade. Seja louvável esta atitude deste cidadão e repudiada a atitude do secretário do meio ambiente desta cidade. São pessoas erradas nos cargos certos. Ou seja pra ser secretário tem que ser porreta, não ter medo de nada. O secretário tinha que não ter autorizado nenhuma derrubada. Se alguém fosse torrar sua paciência mandasse procurar o IBAMA. Ai senhor secretário, o mal não teria acontecido e o senhor estaria sendo elogiado e não criticado.Mas como diz o ditado popular, cabeça não pensa o corpo padece.

ANTONIO GOMES

02/09/2011 às 13h12

OLHA EU MORO NA CIDADE DE INDAIATUBA. QUANDO EU VI ESTA MATÉRIA POIS TENHO PARENTES NESTA CIDADE DE OSVALDO CRUZ, EU ACHEI ESTE CIDADÃO PURAMENTE SÁBIO. AGIU DENTRO DA MAIS NORMALIDADE POSSIVEL. PROCUROU TODOS RESPONSÁVEIS ANTES DE QUALQUER ATITUDE MAIS ENÉRGICA. E DEPOIS FOTOGRAFOU A DERRUBADA E FOI NO MINISTÉRIO PÚBLICO. PARABÉNS CIDADÃO. POIS PESSOAS ASSIM SÃO CONSIDERADAS CIDADÃOS DO BEM. E QUANTO AOS RESPONSÁVEIS POR ESTE CRIME, DEVERIAM PAGAR A MAIOR MULTA QUE EXISTE NO IBAMA. E VOU DEIXAR UMA IDÉIA AQUI AO CIDADÃO QUE FEZ A MATÉRIA, PROCURA A REDE GLOBO E DENUNCIA NO FANTÁSTICO IGUAL FIZERAM COM PREFEITO DE MARTNÓPOLIS, PRA VOCEIS VEREM COMO A COISA VAI FERVER. AINDA BEM QUE O MINISTERIO PÚBLICO FUNCIONA, GRAÇAS A DEUS, PELO MENOS PODEMOS CONFIAR EM ALGUM ORGÃO QUE DEFENDEO POVO E O MEIO AMBIENTE. MAS FAZ ISTO PROCURA A GLOBO E FAZ A DENÚNCIA. O PAÍS SÓ FUNCIONA NA AMEAÇA E NA MULTA.

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole