Eu Repórter

16363

As más consequências da longa seca na cidade

População sofre por sua própria indiferença à necessidade de cuidados com o meio ambiente

OSVALDO CRUZ- Em tempos em que todos nós rogamos por chuva e a baixa umidade do ar se instala em nossa região, causando males ao sistema respiratório e à saúde de recém-nascidos e idosos, ainda temos que suportar a quantidade de monóxido de carbono (CO), metano (CH4), óxido de nitrogênio (NOx) e óxido nitroso (N2O) lançadas pelas queimadas de cana-de-açúcar em nosso município e toda região, segundo fontes de estudos e mapeamentos de impactos ambientais da queima de cana-de-açúcar no Brasil (EMBRAPA).

É comum em Osvaldo Cruz sair à noite e ver a nuvem de fumaça que se instala em nossa atmosfera, que antes nem se via, somente às vezes era possível sentir o cheiro de algo queimado, mas hoje é assustador, vemos, sentimos e dormimos respirando todos estes metais e o monóxido de carbono que as queimadas lançam em nosso tão necessário ar.

Quantas vezes vemos cidades grandes, pólos industriais que poluem suas cidades e apontamos como lugares sujos, mas ao mesmo tempo nossa cidade está tão poluída e causando tantos males à nossa saúde quanto estas grandes cidades, um mal silencioso que nem sequer notamos, quais serão estes males? Quantos já não contraíram alguma doença por causa destas queimadas? O que nos deixa triste é o fato de que ninguém faz nada.

Uma pergunta eu faço: será que os integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário não têm pulmão como o nosso? Será que o oxigênio deles é diferente do nosso? Até quanto seremos vítimas desta poluição? Quantos terão que adoecer ou morrer para que estas queimadas parem?

Infelizmente nossa pequena cidade não é tão diferente das grandes. Provavelmente por ser pequena muitos pensam que este problema também é pequeno e não faz mal. Eu peço uma cidade com ar puro, como meu desejo e de todos os cidadãos de Osvaldo Cruz, cidade de beleza singular.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole