- Atualizado em 14:56

Estradas

47285

SP-294 terá 33 km de ciclovias na concessão: cinco cidades se unem e fazem pedido conjunto

Estrutura para ciclistas está prevista em lei e SP-294 terá 33 km de ciclovia

OSVALDO CRUZ - A minuta do edital de concessão da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) prevê a construção de 33 km de ciclovias, em sua extensão. A previsão de ciclovia está descrita na Lei nº 10.095, de 26 de novembro de 1998, que dispõe sobre o Plano Cicloviário do Estado de São Paulo, regulamentada pelo Decreto n° 63.881, de 3 de dezembro de 2018.

Essa previsão de 33 km de ciclovias que consta na minuta do edital de concessão da SP-294, despertou o interesse de um grupo de vereadores das Câmaras Municipais de Adamantina, Lucélia, Inúbia Paulista, Osvaldo Cruz e Parapuã, que se mobilizaram e apresentaram pedido junto aos representantes da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) na audiência pública realizada nesta terça-feira (12) em Osvaldo Cruz. O trecho entre as duas extremidades - Adamantina e Parapuã - é de 33 km.

A iniciativa ganhou reforço com a adesão dos prefeitos dessas cidades e do deputado estadual Mauro Bragato. Os representantes dessas cidades, junto com o parlamentar estadual, se reuniram com os representantes da ARTESP, que tiveram conhecimento sobre o pedido conjunto e orientaram que as solicitações, protocoladas na mesma data durante a audiência pública, sejam cadastradas no site da Agência, no espaço da consulta pública.

Um dos critérios para seleção de trechos que possam receber as ciclovias, junto à SP-294, no projeto de concessão, é a existência da prática bem como o cenário de riscos. No caso do trecho que atende as cinco cidades, há grande incidência de ciclistas, em deslocamentos de lazer e trabalho. E em relação a riscos, há inclusive casos de atropelamento e morte.

LabVida 175 (estradas) - 15/03/2019

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole