Estradas

38519

PM reforça a segurança no Carnaval e intensifica a Operação Direção Segura

Ação será realizada no Oeste Paulista de 25 a 28 de fevereiro. Polícia Militar fará bloqueios com o uso de bafômetro

Teste do bafômetro será feito durante os bloqueios (Foto: Mary Porfiro/G1) Teste do bafômetro será feito durante os bloqueios (Foto: Mary Porfiro/G1)

REGIONAL - No período do Carnaval, de 25 a 28 de fevereiro, a Polícia Militar informou que reforçará a segurança nos locais onde ocorrerão os eventos carnavalescos no Oeste Paulista. Além disso, a corporação intensificará a realização da “Operação Direção Segura”, que utiliza bloqueios de trânsito, com objetivo de fiscalizar condutores de veículos e inibir que motoristas dirijam sob efeito de bebida alcoólica.

“Os bloqueios serão realizados com emprego do etilômetro [bafômetro] em pontos estratégicos e nas vias de acesso aos locais onde serão promovidas as festividades do Carnaval”, ressaltou o chefe da Seção de Comunicação Social do Comando de Policiamento do Interior- 8 (CPI-8), capitão Carlos José Olivetti Fernandes.

O efetivo será reforçado pelos policiais militares, que atuam na Força Tática, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas [Rocam], Canil, Policiamento de Trânsito, Cavalaria e do Helicóptero Águia.

Lei Seca

A corporação enfatizou que dirigir embriagado é crime, a infração é gravíssima, a pena varia de seis meses a três anos de detenção, além do pagamento de multa no valor de R$ 2.934,70. Além disso, o infrator terá sua carteira de habilitação suspensa por um período de 12 meses.

“A embriaguez ao volante é uma das maiores preocupações da polícia durante o período do carnaval, pois esta prática aumenta consideravelmente o risco de acidentes de trânsito”, salientou a corporação.

Em 2016, a PM prendeu em flagrante delito 381 motoristas pelo crime de embriaguez ao volante e confeccionou 1.295 autos de infração de trânsito pelo mesmo delito, na região de Presidente Prudente.

Som automotivo

A Polícia Militar destacou que a perturbação do sossego é também outro delito muito comum neste período. “Ouvir música em alto volume incomodando a vizinhança é considerado contravenção penal e pode ser punido com até três meses de prisão e multa”, pontuou a PM.

O Decreto nº 62.472, de 16 de fevereiro de 2017, regulamenta a Lei nº 16.049, de 10 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a emissão de ruídos sonoros provenientes de aparelhos de som portáteis ou instalados em veículos automotores e tem a “intenção de preservar a ordem pública e a segurança do cidadão”.

“Carros parados na rua ou em áreas de estacionamento, como shoppings e postos de gasolina, ficam proibidos de emitir som alto e incomodar a vizinhança, sob pena de multa e em alguns casos até a apreensão do veículo”, ressaltou a polícia.

A infração ao disposto nesta lei acarretará a aplicação de multa no valor de R$ 1.000,00, calculado em dobro na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda reincidência.

Dicas

Para prevenir furto e roubo, a PM orientou que as pessoas evitem o uso de joias, objetos de valor ou manter consigo grande quantidade de dinheiro. Além disso, a população deve estacionar o veículo em local iluminado e movimentado, evitando ruas escuras e vazias.

Outras dicas são para que todos tranquem o veículo, acionando alarme, caso possua, ou que travem o guidão da motocicleta. Deve-se evitar deixar objetos que chamem a atenção, como bolsas, carteiras, celulares, aparelhos eletrônicos e outros expostos no interior veículo.

A polícia pediu ainda para que os pais e responsáveis evitem levar crianças em festas destinadas a adultos e em grandes aglomerações de pessoas, manter as crianças sempre a vista, identificando-as com crachá ou pulseira, contendo nome da criança, nome dos pais, telefone de contato e sempre orientar a procurar ajuda de um policial militar quando estiver com “problemas”.

Em caso de emergência, os cidadãos podem solicitar a ajuda de um policial no local ou acionar a PM por meio do telefone 190.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole