Esportes

36621

Treino secreto, grito de Cuca e sinal: as jogadas ensaiadas do Palmeiras

Técnico fecha quase que diariamente o início da atividade para ensaiar bola parada

PALMEIRAS - Escanteios, faltas e laterais. O Palmeiras de Cuca tem um vasto repertório de jogadas ensaiadas. A posta em prática na vitória de 2 a 1 sobre o Coritiba, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro, a partir de uma falta pela meia direita, foi uma das mais bonitas por ter funcionado quase que perfeitamente, enganando a defesa do Coritiba até a conclusão de Yerry Mina à rede.

A jogada envolve quatro jogadores, sendo dois na bola, um saindo da meia-lua e outro que foge da barreira em direção à área. Dudu rolou a bola para Egídio, que entregou a Moisés. De primeira, o meio-campista encontrou Róger Guedes por trás da marcação. Originalmente, seria responsabilidade do atacante finalizar.

– O ensaiado era eu chutar, mas, como a bola foi um pouquinho mais forte, eu dei assistência (para o meio da área). A gente treina bastante. Desde o dia em que me apresentei, já vinha vendo essa jogada, mas não era eu que fazia. Quando virei titular do time, a gente acabou fazendo – contou Róger Guedes ao GloboEsporte.com.

Os treinos são secretos. Quase todos os dias, a imprensa tem acesso à Academia de Futebol bem depois do início das atividades. É nesse período de privacidade que a comissão técnica explora todo tipo de bola parada. Até por isso, quando chega o jogo, o treinador cobra bastante à beira do campo para que os atletas coloquem as jogadas em prática.

– No primeiro tempo, ele estava bravo porque não estávamos fazendo. Mas, no segundo, deu certo – disse, sorrindo, Róger Guedes, sem entregar, é claro, como os jogadores combinam qual das jogadas treinadas será executada em cada momento.

 – Não dá nem para falar, senão o adversário fica sabendo. Mas é algo que a gente treina, um sinal nosso. Dependendo de onde sai a falta, a gente sabe o que tem que fazer. Em faltas laterais ou centrais, temos várias jogadas.

Na última segunda-feira, dia de reapresentação do elenco, apenas os jogadores que foram reservas diante do Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, trabalharam com bola. Mas, nesta terça (véspera do duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, em Porto Alegre), é provável que a imprensa não tenha acesso ao centro de treinamento desde o início.

Próximo adversário: Grêmio
Competição: jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Escalação provável: Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto (Egídio); Gabriel, Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes (Erik), Dudu e Gabriel Jesus
Desfalques: Fernando Prass, João Pedro e Fabricio
Arbitragem: Claudio Francisco Lima e Silva (SE), auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Transmissão: TV Globo para RS (com Gustavo Manhago, Maurício Saraiva e Márcio Chagas) e SporTV (com Milton Leite e Mauricio Noriega)

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole