Esportes

40016

Tiro curto e inofensiva à Libertadores: por que a Copa do Brasil importa ao Palmeiras

No ano passado, Verdão viveu situação inversa. De olho no Brasileirão, Cuca priorizou título nacional e deixou mata-mata em segundo plano

Palmeiras conquistou a Copa do Brasil em 2015 (Foto: Marcos Ribolli) Palmeiras conquistou a Copa do Brasil em 2015 (Foto: Marcos Ribolli)

PALMEIRAS - Ninguém nunca negou no Palmeiras que as competições mata-matas são os principais objetivos do clube no segundo semestre de 2017. Nesta quarta-feira, o Verdão abre as quartas de final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, às 21h45, na arena, em jogo que vem recebendo atenção especial no atual campeão brasileiro. Mas, o que faria um clube apostar agora em uma eventual disputa de título que só será definida daqui quatro meses?

Internamente, a sensação é de que uma competição de tiro curto como a Copa do Brasil é uma chance maior de tentar uma conquista na temporada. Enquanto ainda restam 28 rodadas para o fim do Brasileirão, o mata-mata nacional será decidido em mais seis partidas.

Além do calendário de definição mais próxima, o torneio não atrapalha o planejamento da equipe na Libertadores, tida por torcedores, diretores e jogadores como a grande obsessão palmeirense em 2017. O duelo de volta contra o Cruzeiro (26 de julho), por exemplo, ocorrerá duas semanas antes da partida contra o Barcelona de Guayaquil, em São Paulo.

As semifinais da Copa do Brasil serão disputadas nos dias 16 e 23 de agosto. Se o Verdão avançar na competição sul-americana, as quartas de final ocorrerão na segunda semana de setembro, quando já haverá sido disputada a primeira decisão do torneio nacional – as finais estão marcadas para os dias 7 de setembro e 12 de outubro.

Com um dos elencos mais elogiados do país, o Palmeiras se planejou para se manter em condição de almejar a conquista de títulos em todas as competições do ano. Publicamente, jogadores e comissão técnica enaltecem a qualidade do grupo, que ainda pode ser reforçado para a sequência decisiva nos últimos meses da temporada.

Mas, depois de iniciar o Brasileirão de maneira bem abaixo do esperado, o time de Cuca viu o Corinthians abrir vantagem na primeira colocação. Tanto que mesmo após três vitórias consecutivas, os palmeirenses, que agora ocupam a quarta colocação, ainda estão dez pontos atrás do líder.

O objetivo de momento nos pontos corridos é seguir próximo aos primeiros colocados, na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem. A briga pelo título é tratada como algo possível, mas com cautela. Tudo para que a pressão externa não atrapalhe como acabou ocorrendo no Campeonato Paulista.

Contra a Ponte Preta, no último domingo, Cuca mexeu na equipe e poupou alguns titulares. Edu Dracena, Zé Roberto e Jean não foram relacionados para a partida em Campinas, enquanto Dudu e Borja entraram somente na segunda etapa.

A tendência nesta quarta é que Cuca mande a campo o que tem de melhor à disposição, mas ainda com desfalque importante no meio de campo – Felipe Melo ainda se recupera de lesão muscular. Em fase de transição, Thiago Santos foi testado na última terça-feira, mas pode continuar fora. O lateral-direito Mayke, os zagueiros Juninho e Luan e o volante Bruno Henrique não poderão reforçar o Palmeiras na Copa do Brasil.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole