OSVALDO CRUZ - Embora a perspectiva quanto à retomada do futebol no Brasil seja melhor do que em dias anteriores, ainda há várias incógnitas.
Se para alguns times da elite é difícil cravar algo, imagina só para um clube da quarta divisão de São Paulo. É o contexto que está inserido o Osvaldo Cruz, o qual representa a cidade de mesmo nome, a cerca de 560km da capital paulista.
Sem previsão de retorno aos treinos, o lateral-esquerdo Wilton César trabalha atualmente na roça, na Bahia.
O atleta era um dos 12 confirmados pelo clube para a disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão – quarto patamar estadual. A pré-temporada do Azulão durou cerca de um mês e foi paralisada no fim de março. Assim, Wilton César percorreu mais de 1600km de volta para Santa Rita de Cássia (BA).
– A gente vai cuidando do sítio. Plantando cheiro verde, alface, feijão. Aqui, vivemos disso. No final de semana, a gente colhe e leva para a cidade, onde é feita a venda dos produtos.
A princípio, a pausa na preparação do Osvaldo Cruz, para preservar a saúde e integridade dos jogadores, seria de 15 dias. Só que essas duas semanas já se transformaram em 12.
O jovem é mais um dos tantos exemplos Brasil afora que têm o sonho de fazer sucesso no futebol. Porém, neste momento, ele queria algo mais simples: só poder trabalhar com o que mais gosta.
– Tivemos que parar os treinos. O time vinha em uma crescente muito boa, estávamos bem entrosados. Mas, infelizmente, tivemos que voltar para casa.
Durante este período de quase três meses, jogadores e comissão técnica tentaram não perder o contato. A internet ajudou bastante no início. Mas, hoje, a realidade é outra, como explicou o técnico PC dos Santos.
– Ficamos quase um mês nos comunicando, para que os atletas não perdessem o ritmo ganho no início da pré-temporada. Com o passar do tempo, fomos nos distanciando. Ainda mantemos um vínculo verbal com os jogadores, caso a competição volte.
Mesmo diante de um cenário complicado, sem previsão até de início do campeonato, o treinador mantém um certo otimismo. Almeja finalizar a temporada de uma forma bem diferente de como começou.
– Com o retorno dos treinos, a gente espera dar continuidade ao trabalho e conseguir o nosso objetivo, que é levar o Osvaldo Cruz ao acesso.