Esportes

40597

Santos busca afastar síndrome de Robin Hood para ainda sonhar com título

Peixe repete erro de 2016, quando foi vice-campeão: ganha dos rivais da parte de cima da tabela, mas perde pontos para aqueles sem maiores pretensões

Santos perdeu 14 pontos para equipes da parte de baixo da tabela (Foto: Ivan Storti/Santos FC) Santos perdeu 14 pontos para equipes da parte de baixo da tabela (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

SANTOS - O ano, a equipe e o treinador mudaram, mas o Santos segue cometendo o mesmo erro de 2016 no atual Campeonato Brasileiro. Com o empate sem gols contra o Fluminense, na última segunda-feira, o Peixe perdeu a oportunidade de colar no Grêmio e, de quebra, aproximar-se do líder Corinthians.

Assim como no ano passado, o Alvinegro conseguiu bons resultados contra equipes que brigam lá em cima na tabela – a exceção foi a derrota para o Corinthians, em Itaquera –, mas tropeçou diante de adversários da parte intermediária para baixo. Em 2016, as derrotas para Internacional, Figueirense e América-MG (que foram rebaixados) acabaram com as chances de título, e o Santos foi vice-campeão.

Também pesam na briga para se aproximar do líder as derrotas em casa: para Cruzeiro (1 a 0) e Sport (1 a 0). Com esses seis pontos, o time estaria hoje com 42 – a cinco, e não 11, do Corinthians.

Aposta na sequência

Para o segundo turno, a comissão técnica pretende se livrar dessa síndrome de Robin Hood, uma analogia com o herói mítico inglês que roubava da nobreza para dar aos pobres. No caso do Santos, tomar pontos de quem briga no topo da tabela para "dar" aos clubes sem maiores pretensões no campeonato.

E mesmo com os pontos desperdiçados, o Peixe vem de uma invencibilidade de 13 partidas – a última derrota foi para o Flamengo, por 2 a 0, pela Copa do Brasil, no dia 28 de junho.

O próximo duelo do Alvinegro será justamente contra uma equipe localizada na metade de baixo da tabela. Neste domingo, às 19h (de Brasília), o Santos visita o Coritiba, 12º colocado, no Couto Pereira.

Depois do empate contra o Fluminense, Levir Culpi deu dois dias de folga ao elenco, que voltará aos trabalhos nesta quinta-feira, no CT Rei Pelé.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole