Esportes

39184

Leco vence Pimenta e é reeleito presidente do São Paulo até final de 2020

Presidente consegue maioria dos votos dos conselheiros e permanece no cargo; ídolo Raí participará de seu Conselho de Administração

Leco durante a eleição para presidente do São Paulo nesta terça-feira (Foto: Uriel Punk/Futura Press) Leco durante a eleição para presidente do São Paulo nesta terça-feira (Foto: Uriel Punk/Futura Press)

SÃO PAULO - Carlos Augusto de Barros e Silva foi reeleito presidente do São Paulo na noite desta terça-feira. Ele recebeu 124 votos, contra 101 de José Eduardo Mesquita Pimenta, candidato da oposição. Leco administra o clube desde outubro de 2015, quando derrotou Newton do Chapéu em eleição marcada para eleger quem completaria o mandato de Carlos Miguel Aidar, que havia renunciado semanas antes por denúncias de corrupção.

– Estou imensamente feliz porque acabo de conquistar meu próprio mandato. E este mandato foi conquistado à luz de uma trajetória, de uma história, de um trabalho que nós fizemos neste um ano e meio para cuidar desta fantástica máquina que é o São Paulo em toda a sua grandeza – discursou Leco logo após o anúncio da vitória.

Agora, o dirigente de 79 anos ficará no poder até dezembro de 2020. Pelo novo estatuto, que terá de ser implementado em sua totalidade a partir de agora, a eleição deixa de ser no mês de abril e não é mais permitida a reeleição. Ou seja, Leco não poderá ser candidato em 2020. A novidade é que o presidente passa a ser remunerado.

Leco obteve também uma vitória no Conselho Deliberativo, o que fortalece sua gestão para os próximos anos. Marcelo Pupo Barboza foi reeleito para o cargo de presidente. Ele teve 129 votos contra 95 de José Roberto Opice Blum, candidato da oposição.

Por determinação do estatuto, Leco terá que criar uma diretoria executiva, com a presença de três a nove profissionais remunerados em suas áreas correspondentes, além de nomear três membros independentes para o Conselho de Administração, que vai gerir o clube. Um deles será o ex-jogador Raí, ídolo do Tricolor, que aceitou convite durante a campanha.

O processo eleitoral foi um dos mais desgastantes e repletos de trocas de acusações na história do São Paulo. As campanhas de ambos os lados começaram há praticamente um ano e meio, no ato da renúncia de Aidar.

– Vocês não imaginam o que foi esta campanha. Nesta campanha nós vimos coisas impensáveis, desconhecidas até hoje na história do São Paulo. Envenenado que foi por influências que não fazem bem para a nossa comunidade. Nós somos todos são-paulinos, e ainda que tenhamos sido adversários circunstancialmente, não somos inimigos. E nunca seremos – ressaltou o presidente.

Na situação, Leco precisou encarar a saída de seu vice-presidente, Roberto Natel, que desejava uma prévia para determinar o candidato dessa eleição. Meses depois, Natel, que havia anunciado sua candidatura, desistiu e voltou à chapa, novamente como vice.

Do lado da oposição, a participação ativa de Abílio Diniz e seu braço-direito Alexandre Bourgeois deu o tom crítico à gestão. Ambos estavam ao lado de Leco quando ele foi eleito, em 2015, mas Bourgeois acabou demitido do cargo de CEO, e Diniz rompeu quando o presidente passou a tomar decisões ligadas ao futebol sem consultá-lo. O empresário nunca teve cargo no São Paulo, mas queria participar da escolha de técnicos e jogadores.

– Vamos torcer para o São Paulo. Isso é o importante. É cedo para falar disso (pacto). Vamos ver. Pelo menos a oposição ressurgiu. Está longe (2020). Certamente não será mais comigo. Sou presidente do Consultivo e provavelmente vou participar do Conselho de Administração, mas é só. Quis dar minha contribuição e voltar para ajudar o São Paulo a sair desse estágio que se encontra. Mas não foi possível e que ele seja feliz. Espero que sim (seja campeão com Leco), vamos torcer – afirmou Pimenta na saída do Morumbi.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole