Esportes

43477

Juiz explica pênalti anulado e FPF aprova atuação da arbitragem

Marcelo Aparecido de Souza negou interferência externa e disse ter seguido orientação do quarto árbitro em lance envolvendo Ralf e Dudu

SÃO PAULO - O árbitro Marcelo Aparecido de Souza não quis dar entrevistas ao final do jogo deste domingo, em que o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista no estádio do Palmeiras, mas explicou na súmula do confronto a sua polêmica decisão de anular um pênalti, em lance envolvendo Ralf e Dudu. O juiz negou interferência externa e disse ter seguido orientações do quarto árbitro, Adriano Miranda. A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou uma nota na qual aprovou a atuação da arbitragem.

Segundo o árbitro, a demora na marcação do lance aconteceu porque ele não conseguiu ouvir os avisos do quarto árbitro. “Informo que aos 33 minutos do 2º tempo da partida, marquei uma penalidade à favor da equipe da S.E.Palmeiras. No momento da marcação os jogadores da equipe adversária, questionam a marcação e pressionam para que a mesma seja modificada. Durante esse questionamento o quarto arbitro sr. Adriano de Assis Miranda me informa dizendo: ‘Canto’. Devido os jogadores falarem comigo, os atletas reservas de ambas as equipes falarem simultaneamente com o 4º arbitro e também com o assistente 1, sr. Anderson José de Moraes Coelho, bem como o barulho da torcida, eu não pude ouvir com clareza a informação do 4º arbitro. Após conseguir me aproximar do 4º árbitro, o mesmo me disse as seguintes palavras: ‘Marcelo pra mim, ele toca na bola, mas a decisão é sua'”, disse Marcelo Aparecido de Souza.

Ainda de acordo com as informações escritas pela arbitragem na súmula, Marcelo Aparecido seguiu a recomendação do quarto árbitro por não ter uma visão privilegiada do lance. “Devido o ângulo de visão do 4º arbitro ser lateral à jogada, e portanto melhor que o meu, acatei a sua informação e marquei o tiro de canto. Informo ainda que reiniciei a partida após 7 minutos de paralisação, por consequência da reclamação dos atletas de ambas as equipes”.

O lance polêmico aconteceu aos 25 minutos do segundo tempo. Na jogada, Ralf disputou uma bola com Dudu e o atacante caiu dentro da área. O árbitro marcou pênalti para o Palmeiras, mas, oito minuto depois, anulou a jogada e deu apenas escanteio.

FPF aprova decisão

A assessoria de imprensa da federação paulista divulgou uma nota em que aprovou a atuação da arbitragem. “O departamento de arbitragem da FPF trabalha diariamente pela excelência. O intuito sempre foi de que a arbitragem não interfira nos resultados das competições. E esse objetivo foi alcançado. A decisão da arbitragem, de anular o pênalti que havia sido marcado equivocadamente, foi correta”, disse o comunicado.

A FFP ainda divulgou o que aconteceu, passo a passo, no lance. “O árbitro Marcelo Aparecido de Souza marcou a penalidade pela visão que tinha no momento do lance. Neste momento, o quarto árbitro Adriano Miranda o chama pelo rádio”, inicia a FPF, para depois destacar os seguintes tópicos: 1) Por conta do tumulto criado após a marcação, há uma demora na correção da decisão; 2) Assim que os árbitros se reúnem, Miranda reafirma que o jogador Ralf tocou a bola antes; 3) A decisão é corrigida e marca-se escanteio.

“Por fim, a diretriz da arbitragem prevê que o árbitro, em todo lance com alta dificuldade, consulte toda sua equipe para, em conjunto, tomar as decisões corretas”, finalizou a entidade no comunicado.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole