Esportes

37556

Gabriel Jesus vira cartão de visita para base do Palmeiras manter evolução

Ideia do clube é que jovens revelações tenham dia a dia próximo dos profissionais e virem referência no país

Gabriel Jesus e as futuras promessas do Verdão (Foto: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação) Gabriel Jesus e as futuras promessas do Verdão (Foto: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação)

PALMEIRAS - Maior revelação da base do Palmeiras dos últimos anos, Gabriel Jesus se despediu do clube na última quarta-feira. Entre torcedores, fica a dúvida: o clube tem condições de criar um novo Gabriel nas próximas temporadas? E a resposta é: o Verdão se planeja para isso.

A integração entre o futebol profissional e os garotos do sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 é uma realidade. Coordenador geral da base do Palmeiras desde março do ano passado, João Paulo Sampaio é o pivô do processo. Para ele, Jesus é um cartão de visitas para a base do Palmeiras, que chamará cada vez mais a atenção.

– Não podemos trabalhar pensando em criar outro Gabriel Jesus. Nosso foco é em formar cada vez mais atletas com potencial para vestir a camisa do Palmeiras no profissional. Hoje, não há outro jogador no futebol brasileiro com essas características, aliando explosão, velocidade e faro de gol. O Gabriel Jesus é um cartão de visitas, traz o reconhecimento de que o Palmeiras está revelando, de que formamos um dos melhores do país na base – disse o dirigente ao GloboEsporte.com, via assessoria de imprensa.

Os resultados nas categorias de formação são expressivos. Neste ano, foram cinco títulos: o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Além disso, ainda venceu a Shonan International Cup Sub-11, no Japão, e o Torneio Internacional Sub-18 de Bellinzona, na Suíça. O Sub-17 ficou o vice do Mundial, disputado na Espanha.

Sampaio acredita que o resultado do trabalho desenvolvido na base do Palmeiras é até mais satisfatório do que se podia imaginar. O dirigente citou a expansão internacional para os garotos, fator que agrega experiência e os torna cada vez mais preparados para se aproximar do time profissional.

– O Palmeiras se tornou uma referência na formação de atletas no país, atingimos esse patamar até antes do que esperávamos. Temos representantes em todas as seleções brasileiras de base, foram 24 atletas convocados em 2016. Além dos títulos, que estão vindo cada vez mais. Foram três em cinco categorias no Paulista, além de duas taças internacionais. Os convites para viagens ao exterior são cada vez mais frequentes, graças a todos esses fatores – contou.

A "Resenha na Academia", bate-papo entre jogadores do time profissional e garotos da base, já virou tradição no clube. Atletas experientes, como Zé Roberto e Fernando Prass, deram palestra para os mais jovens. Recentemente, o próprio Gabriel Jesus revisitou o espaço onde surgiu como jogador, ao lado de Matheus Sales, João Pedro e Vinicius Silvestre, outras pratas da casa.

Gerente de futebol da equipe principal e conhecido pelo trabalho discreto dentro do clube, Cícero Souza é um dos principais responsáveis por manter a integração, ao lado de Roberto Specht e Marcelo Dedeschi, diretores da base.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole