Esportes

37027

De profecia a realidade próxima: Cuca volta ao palco onde prometeu título

No vestiário da Vila Belmiro, técnico assegurou que Palmeiras ganharia o Brasileirão. Agora, equipe depende somente de si para levantar o caneco

PALMEIRAS - No dia 24 de abril deste ano, minutos após ser eliminado do Campeonato Paulista pelo Santos, na Vila Belmiro, Cuca surpreendeu a torcida do Palmeiras e os jornalistas que acompanhavam sua entrevista coletiva. Satisfeito com a entrega da equipe, apesar da derrota nos pênaltis, pensou longe. Prometeu, sem meias palavras, que levaria o Verdão ao título brasileiro.

– Vamos brigar, vamos ser campeões. Vamos fazer tudo certinho – disse, sobre a competição nacional.

Àquela altura, a declaração deixou a diretoria com um pé atrás. O presidente Paulo Nobre, por exemplo, preferiu não repetir o discurso – apesar do total voto de confiança ao treinador.

No sábado, exatos 188 dias após a "profecia", Cuca reencontra o Santos e a Vila Belmiro, em partida fundamental para concretizar seu sonho. O jogo será às 19h30 (horário de Brasília).

Internamente, a promessa teve ampla aprovação. Os jogadores se sentiram prestigiados pela confiança depositada pelo treinador. Diversas vezes, ao longo deste Brasileirão, elogiaram o trabalho do comandante e repetiram que "compraram seu discurso" desde aquele momento.

Em certos momentos, as variações na equipe causaram dúvidas nos atletas. Cuca tratou e vem tratando cada adversário individualmente, de maneira que a equipe costuma mudar de acordo com a ideia de jogo do adversário. Nesse contexto, venceu 20 das 32 partidas disputadas. Prestes a jogar a 33ª rodada, o Palmeiras não perde desde a 17ª.

O técnico trata o fator motivacional como algo fundamental na busca pelo título. Não à toa, cartazes repetindo a frase “Vamos ser campeões” foram espalhados nos armários dos atletas na Academia de Futebol.

Elementos extracampo são meticulosamente pensados para que não atrapalhem ou tirem o foco dos jogadores. Nesta semana pré-clássico, por exemplo, ninguém do elenco está autorizado a dar entrevistas exclusivas. Menos conversa, mais trabalho em um momento no qual o Palmeiras depende somente de si para ser campeão.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole