- Atualizado em 14:39

36666

Eleições 2016: entrevista com Zulmiro Santini, candidato a prefeito em Parapuã

Ele é o nome do PEN que concorre à Prefeitura

PARAPUÃ - Às vésperas das eleições do próximo domingo, 2 de outubro, o portal Ocnet abre seu espaço democrático para apresentação dos planos de trabalho dos candidatos a prefeito das cidades que formam a Comarca: Parapuã, Sagres, Salmourão e Osvaldo Cruz.

Por isso, até a sexta-feira, 30, serão publicadas entrevistas com os prefeitáveis das quatro cidades.

As entrevistas foram veiculadas, anteriormente, no Jornal Cidade Aberta e agora serão, integralmente, publicadas no Portal Ocnet.

A ordem de veiculação será a mesma adotada pelo jornal: Sagres, Salmourão, Parapuã e Osvaldo Cruz. Vale lembrar, ainda, que essa foi a ordem adotada, também, para os debates promovidos entre a Rádio Clube e o Jornal Cidade Aberta.

As entrevistas de hoje, 29, são com os candidatos a prefeito em Parapuã.

Com uma população estimada em 11.085 pessoas (segundo estimativa populacional 2016 do IBGE) e 8.736 eleitores aptos a votar, Parapuã é a segunda maior cidade da Comarca e a mais disputada nestas Eleições, com quatro candidatos a prefeito.

Zulmiro Santini

Comerciante tradicional do ramo de madeiras, Zulmiro Santini, de 50 anos, é candidato a prefeito pelo Partido Ecológico Nacional (PEN) e tem o ex-vereador Valdeir Cassiano (PMN) como candidato a vice.

Jornal Cidade Aberta - Quais razões o levaram a se lançar candidato a prefeito de Parapuã?

Zulmiro Santini - Nasci em Parapuã e gosto muito da minha cidade. Agora, pensando em colaborar com o desenvolvimento do meu município, resolvi deixar de criticar e participar do crescimento de Parapuã com novas ideias e uma nova maneira de fazer política: séria e transparente.

JCA - Quem é o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo senhor? Por que ele foi escolhido?

Zulmiro Santini - O candidato é o ex-vereador Valdeir Cassiano (PMN). Escolhi ele por ser um político já experiente na política, embora jovem, e pensa da mesma forma que eu, que não devemos fazer a política do “toma lá dá cá” porque isso não atende aos anseios da população. Tenho certeza de que, juntos, alcançaremos o mesmo objetivo: fazer uma administração dinâmica, honesta e transparente.

JCA - Como espera administrar, uma vez que, se eleito, terá minoria na Câmara?

Zulmiro Santini - Pretendo compor a com Câmara que for eleita, já que isso será necessário para qualquer candidato que vencer as eleições em Parapuã até porque, em uma eleição com quatro candidatos disputando o cargo de prefeito, dificilmente alguém fará maioria, daí a necessidade de um diálogo honesto e em benefício da população. Vou fazer um trabalho de unidade com a Câmara.

JCA - Parapuã tem hoje a maior folha de pagamento em relação ao orçamento do município em toda a Comarca. O que fazer para administrar a cidade nessa situação sem comprometer os demais investimentos?

Zulmiro Santini - Eu sei disso. Isso vem acontecendo desde o segundo semestre de 2013, quando o prefeito Samir [Alberto Pernomian, do PP] se perdeu na administração do município. Ele deixou cair a arrecadação e não conseguiu recursos nas esferas federal e estadual. A atual administração perdeu muito ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços], perdeu ITBI [Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis] e IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e tudo isso juntou com a queda do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], causada pelo Governo Federal. Resumindo, é preciso aumentar a arrecadação para diminuir o índice da folha. Sei que a situação financeira da Prefeitura hoje é muito grave, é preciso arrecadar mais e gastar menos, enfim, administrar com competência e seriedade, enxugar a máquina.

JCA - Como a sua administração pretende manter a Santa Casa de Parapuã, já que o município é o único que investe recursos naquele hospital?

Zulmiro Santini - Tudo o que vai mal no Governo Federal também acontece no município e é o que acontece na área da Saúde. A saúde no município não se resume só à Santa Casa. Temos o Centro de Saúde e três PSFs [unidades do Programa de Saúde da Família] e, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, só podemos gastar 15% com a Saúde. Mas, como os governos Federal e do Estado não aplicam os 15%, tem município gastando até 30% nessa área. Mas, falando da Santa Casa, que é o principal órgão de atendimento da Saúde do município, a situação é bastante difícil, pois a nossa perdeu a filantropia e também o direito de receber verbas estaduais e federais, daí a necessidade de a Prefeitura fazer repasses hoje equivalentes a R$ 60 mil por mês e isso é possível, o que já foi feito em administrações passadas. Já temos um estudo sobre isso.

JCA - Parapuã tem hoje um dos maiores limites territoriais da região. Quais as suas propostas para a manutenção das estradas rurais e de apoio aos pequenos produtores rurais?

Zulmiro Santini - Parapuã conta com uma área territorial de 378 quilômetros quadrados e 580 quilômetros de estradas rurais, dos quais 54 quilômetros são pavimentados e vários pontos que receberam obras do Programa Melhor Caminho [programa do Governo do Estado que recupera estradas rurais]. Pretendemos buscar mais recursos do Melhor Caminho, pavimentar a PRP-013, a estrada do córrego da Onça, numa extensão de 23 quilômetros, ligando o município de Parapuã a Bastos, além de reformar e construir várias pontes nas estradas rurais. Pretendo recuperar a frota de máquinas da Prefeitura para cuidar melhor das estradas rurais e fazer voltar a equipe de trabalhadores da zona rural. Quero ajudar o pequeno produtor rural com a doação de mudas de várias plantas como eucaliptos, seringueiras, café, mamão e outras que forem necessárias. Voltar com o programa de perfuração de poços artesianos nas pequenas propriedades. Adquirir tratores através do Governo Federal para a Associação dos Produtores Rurais, como também implementos agrícolas. Fazer um Viveiro de Mudas junto ao Armazém Comunitário e incentivar o cooperativismo como em alguns estados do Sul do Brasil. Construir as pequenas pontes e dar assistência aos carreadores das propriedades rurais. Enfim, nós temos que dar prioridade ao produtor rural, porque temos quase 800 propriedades em nosso município.

JCA - De forma sucinta, quais as suas principais propostas para administrar a cidade pelos próximos quatro anos?

Zulmiro Santini - Dar prioridade para terminar obras que se encontram paradas há mais de quatro anos, tais como a galeria da avenida São Paulo, reforma do PPC [Parapuã Piscina Clube], terminar as obras do Recinto do Rodeio, concluir a creche da rua Pará, reformar a estrada do bairro Vitória [Paulista], terminar a avenida Rio de Janeiro até a rua Curitiba, recuperar a pavimentação de várias ruas da cidade, construir um conjunto de 200 casas populares junto à CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano], reformar o Ginásio de Esportes, terminar [a ligação da] marginal Makoto e a marginal Casul até a SP-294 [rodovia Comandante João Ribeiro de Barros], colocar infraestrutura no Distrito Industrial José João Auad (via de acesso), construir um Centro de Lazer no Jardim Bela Vista, cobrar da Sabesp a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto distante da cidade e retomar o Prolurb [Programa Lote Social Urbanizado], doação de terrenos para famílias de baixa renda e também prioridade à Saúde.

JCA - Por que o senhor acredita ser a melhor opção para Parapuã nestas Eleições?

Zulmiro Santini - Porque não tenho antigos vícios políticos, algo que o povo não aceita mais. Porque eu e meu candidato a vice temos coragem de trabalhar. Vou valorizar e cuidar bem do dinheiro da nossa Prefeitura e vou colocar uma equipe nova com novas ideias.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole