36683

Eleições 2016: entrevista com Vera Morena, candidata a prefeita de Osvaldo Cruz

Ela é o nome do PP à Prefeitura

OSVALDO CRUZ - Às vésperas das eleições do próximo domingo, 2 de outubro, o portal Ocnet abre seu espaço democrático para apresentação dos planos de trabalho dos candidatos a prefeito das cidades que formam a Comarca: Parapuã, Sagres, Salmourão e Osvaldo Cruz.

As entrevistas foram veiculadas, anteriormente, no Jornal Cidade Aberta e agora serão, integralmente, publicadas no Portal Ocnet.

A ordem de veiculação será a mesma adotada pelo jornal: Sagres, Salmourão, Parapuã e Osvaldo Cruz. Vale lembrar, ainda, que essa foi a ordem adotada, também, para os debates promovidos entre a Rádio Clube e o Jornal Cidade Aberta.

Hoje, 30, o encerramento da série é com os candidatos que disputam a Prefeitura de Osvaldo Cruz.

Com uma população estimada em 32.593 pessoas (segundo estimativa populacional 2016 do IBGE) e 24.630 eleitores aptos a votar, Osvaldo Cruz é a maior cidade da Comarca.

Vera Morena
 

Vereadora por dois mandatos, entre 2005 e 2008 e entre 2013 e 2016, a assistente social Vera Lúcia Alves, a Vera Morena (PP), de 50 anos, presidiu por um bom tempo o Serviço de Obras Sociais (SOS) da Prefeitura e é candidata a prefeita pela oposição, tendo o empresário Walter Teixeira Cavalcante, o Walter da Capezio (PTB), como companheiro de chapa.

Jornal Cidade Aberta - Quais razões a levaram a se lançar candidata a prefeita de Osvaldo Cruz?

Vera Lúcia Alves - Eu quero ser prefeita de Osvaldo Cruz para melhorar a vida das pessoas. Durante muitos anos eu atendi a população na área social e sei como poucos sobre as necessidades do povo. É por isso que me lancei candidata a prefeita pelo PP na coligação “Muda Osvaldo Cruz”, junto com o Walter da Capezio [Walter Cavalcante, do PTB], meu vice. Sou vereadora por duas vezes e trabalho há mais de 20 anos no serviço público, sendo na maior parte do tempo no SOS [Serviço de Obras Sociais]. Fui a única mulher eleita e a mais votada na última eleição. Em meus 50 anos de vida sou mãe de três filhos e formada em Serviço Social. O trabalho de assistente social apareceu na minha vida depois dos mais de 20 anos de experiência na vida pública. Como funcionária municipal passei pela Promoção Social, Fiscalização e Departamento de Habitação da Prefeitura. Durante 11 anos, a pessoas conheceram o meu trabalho de administrar o SOS no atendimento de mais de 3 mil pessoas, além de coordenar 21 projetos sociais pessoalmente. Na Câmara Municipal, eu ganhei espaço com os compromissos em projetos, propostas e fiscalização de projetos e ações interesses do nosso povo. Eu tenho raízes e história nesta cidade e é aqui que pretendo fazer pelo nosso povo. Quero ser prefeita para acabar com a paradeira que a cidade vive pela falta de investimentos da administração municipal. Entendo que a Prefeitura de uma cidade como Osvaldo Cruz deva ser aquela que alavanca o desenvolvimento. Sem esta liderança, a economia da cidade anda devagar, os empregos não aparecem e a população fica mais necessitada. É hora de mudar e por isso eu quero ser prefeita.

JCA - Quem é o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo senhor? Por que ele foi escolhido?

Vera Morena - É o Walter da Capezio, do PTB, por ser o maior gerador de empregos da nossa cidade. Eu preciso de alguém que administre junte comigo para trazer resultados práticos e aumentar a geração de empregos e o Walter é a pessoa mais preparada para isso. Ele tem mais de 40 anos de experiência em administração e negócios e certamente será uma figura importante na geração de emprego e renda e novos negócios, dando oportunidade para a nossa população.

JCA - No fim da administração de Valter Luiz Martins, o Valtinho (PSDB), o ex-prefeito deixou aproximadamente 18 obras paralisadas. Algumas delas foram concluídas e entregues à população, porém outras estão de portas fechadas, como o Memorial Municipal, o Centro de Múltiplo Uso e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Qual a sua proposta para essas obras?

Vera Morena - Finalizar todas, buscando parceria com o Governo Federal, em especial a UPA. O Ministério da Saúde é do meu partido e o próprio ministro já assumiu o compromisso comigo de realizar essa obra. E para as obras que não são da área da saúde, vamos buscar a qualquer custo com os deputados, ministros e secretários os incentivos necessários para finalizá-las e dar utilidade apropriada a cada uma delas. Osvaldo Cruz merece obras prontas e, especialmente, em uso pela população. O Memorial deve ser mantido como o projeto inicial, que é o de ser o local para contar a história de Osvaldo Cruz. Eu sou contra colocar a Câmara Municipal naquele local. Minha ideia é manter o Memorial conforme sua finalidade. O mesmo deve ser para o Centro de Múltiplo Uso. A Prefeitura paga vários aluguéis para vários órgãos. O Centro de Múltiplo Uso pode ser um excelente local para abrigarmos esses departamentos. Eu penso que cada obra tem que ter seu destino.

JCA - Ainda com relação às obras que Valtinho deixou paralisadas, algumas delas ainda aguardam conclusão, como é o caso dos postos de Saúde do Centro e da vila Paraíso, do Centro de Convivência com Piscinas cobertas, da canalização linear do córrego Valesburgo e da Delegacia de Polícia Civil. O que fazer para o término das mesmas?

Vera Morena - Primeiro quero aqui deixar minha indignação contra esse estado de abandono pelo qual se encontram as obras herdadas do Governo Valtinho. Eu vou buscar recursos para terminar as obras dos postos de saúde e do Centro de Convivência com Piscinas. Para a situação do córrego Valesburgo, vou buscar recursos junto ao Fehidro [Fundo Estadual de Recursos Hídricos] e a DAEE [Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado] para resolver esse problema. A população não pode ficar exposta do jeito que está. Este é o meu compromisso. O mesmo pode se dizer da obra inacabada da Delegacia de Polícia. Hoje os nossos policiais têm que trabalhar em um imóvel improvisado e sem condições. Eu vou terminar a Delegacia o quanto antes e entregá-la à população.

JCA - Em se tratando de agenda cultural, Osvaldo Cruz já foi referência regional com as feiras do Artesão e do Verde e a FAICO. Porém, a cidade já não tem esses eventos em sua programação anual há algum tempo. Neste ano, a Festa do Peão aconteceu por meio da iniciativa privada. A senhora pretende trazer de volta esses eventos tradicionais da cidade?

Vera Morena - Não só pretendo, como vou fazer. De que forma? Não vamos jamais abrir mão da iniciativa privada. Tudo que é feito numa cidade é preciso parcerias, seja com a sociedade civil organizada, seja com clubes de serviços ou com a iniciativa privada. O importante aqui é que o povo de Osvaldo Cruz tenha alegria e possa se divertir. O ser humano precisa de trabalho, mas precisa também de diversão. É o equilíbrio para a saúde do cidadão. A cultura é tão importante quanto setores como educação, saúde e geração de emprego e renda. O fim das feiras fez com que o povo tivesse poucas opções de lazer e ainda houve uma quebra de tradição, algumas de quase 40 anos, como o caso da Feira do Artesão. O povo é carente de lazer, cultura e diversão e o calendário de eventos do município não pode se resumir somente à Festa do Peão.

JCA - A Santa Casa de Osvaldo Cruz é responsável hoje por atender três das quatro cidades da Comarca (Osvaldo Cruz, Salmourão e Sagres). Qual sua proposta para melhorar o atendimento médico na cidade?

Vera Morena - Vou buscar parceria no Ministério da Saúde, que é do meu partido, para que a gente faça as melhorias que a Santa Casa precisa, tanto de equipamentos, reformas e, inclusive, também dinheiro para custeio. Vou fazer a reestruturação do Pronto-Socorro, aumentar o número de médicos e equipamentos, informatizar todo o hospital e integrá-lo ao sistema da Secretaria de Saúde, entre outros fatores. Eu vou reativar o convênio do Iamspe [Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual], trazer novos equipamentos para os centros cirúrgicos para a realização de exames e diagnósticos e formalizar uma parceria com a UniFAI [Centro Universitário de Adamantina] para que, por meio da graduação de Medicina, possa aumentar o número de atendimentos no nosso município.

JCA - Qual a sua principal proposta para incentivar a geração de empregos em Osvaldo Cruz?

Vera Morena - Primeiramente, eu pretendo fazer uma Lei de Incentivo às Empresas para que seja possível doar terrenos, realizar a isenção de tributos e realizar ações como, por exemplo, a terraplenagem, para que essas empresas tenham motivação para escolherem Osvaldo Cruz como sua sede. Com essas empresas vindo para cá, haverá mais geração de emprego e pagamentos de impostos. A forma de gerar emprego é a parceria. O setor privado é o gerador de empregos e nós temos que fazer a parceria para que eles tenham motivo de se instalarem aqui. Entre outras propostas temos em nosso plano o investimento em infraestrutura e formação de um Polo Industrial; estimular a criação de novos centros comerciais nos bairros; a construção de um novo prédio para a Rodoviária; implantação da Galeria de Empresas no atual prédio da Rodoviária; estimular a implantação do Centro de Eventos e Convenções, através de iniciativa privada com a parceria da Prefeitura; reativar a Incubadora de Empresas; implantar o Governo Criativo para adquirir área rural, concedendo às pessoas espaços para produção de hortaliças e outros, com acompanhamento e orientação, escoando estes produtos no mercado e consumo próprio; criação de Lei de Incentivo à produção de frutas, verduras e hortaliças nas residências; criação de Células Produtivas para buscar parcerias com grandes empresas nacionais e internacionais para a capacitação e desenvolvimento de produtos, entre outras ações.

JCA - De forma sucinta, quais as suas principais propostas para administrar a cidade pelos próximos quatro anos?

Vera Morena - Primeiro, me preocupar com as pessoas. Eu considero que o olhar de uma prefeita tem que ser primeiramente direcionado para as pessoas e depois para as obras. É bem verdade que é preciso das obras para que essas pessoas sejam atendidas. A primeira coisa que uma prefeita tem que fazer é ter sentimento, porque o ser humano mais pobre, mais carente, precisa de cuidados especiais. O meu olhar será para as pessoas. Pessoas bem atendidas são pessoas felizes. Pessoas felizes fazem uma cidade melhor.

JCA - Por que a senhora acredita ser a melhor opção para Osvaldo Cruz nestas Eleições?

Vera Morena - Eu vou ser a prefeita que vai cuidar da população, porque eu gosto de gente. Vou ser a prefeita de uma Osvaldo Cruz mais humana.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole