- Atualizado em 14:39

36667

Eleições 2016: entrevista com Rui Lobo, candidato a prefeito em Parapuã

Ex-prefeito é o nome do PMDB à Prefeitura

PARAPUÃ - Às vésperas das eleições do próximo domingo, 2 de outubro, o portal Ocnet abre seu espaço democrático para apresentação dos planos de trabalho dos candidatos a prefeito das cidades que formam a Comarca: Parapuã, Sagres, Salmourão e Osvaldo Cruz.

Por isso, até a sexta-feira, 30, serão publicadas entrevistas com os prefeitáveis das quatro cidades.

As entrevistas foram veiculadas, anteriormente, no Jornal Cidade Aberta e agora serão, integralmente, publicadas no Portal Ocnet.

A ordem de veiculação será a mesma adotada pelo jornal: Sagres, Salmourão, Parapuã e Osvaldo Cruz. Vale lembrar, ainda, que essa foi a ordem adotada, também, para os debates promovidos entre a Rádio Clube e o Jornal Cidade Aberta.

As entrevistas de hoje, 29, são com os candidatos a prefeito em Parapuã.

Com uma população estimada em 11.085 pessoas (segundo estimativa populacional 2016 do IBGE) e 8.736 eleitores aptos a votar, Parapuã é a segunda maior cidade da Comarca e a mais disputada nestas Eleições, com quatro candidatos a prefeito.

Rui Lobo

Prefeito por dois mandatos, entre 1983 e 1988 e entre 1993 e 1996, Rui Lobo, de 68 anos, é candidato a prefeito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e tem o atual vice-prefeito Jerôncio Francisco da Silva, o Irmão Jerôncio (PTB), como companheiro de chapa.

Jornal Cidade Aberta - Quais razões o levaram a se lançar candidato a prefeito de Parapuã?

Rui Lobo - O maior pecado do homem é a omissão. É você poder fazer alguma coisa de bom a seu semelhante e se omitir. É você ter condições de realizar uma boa administração e oferecer uma qualidade de vida ainda melhor a seus munícipes e se negar a fazê-lo. Como estou aposentado e tenho dez anos de experiência na administração pública como prefeito e gozo de boa saúde, achei que não poderia me omitir e coloquei meu nome à disposição do partido e da população parapuense.

JCA - Quem é o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo senhor? Por que ele foi escolhido?

Rui Lobo - O candidato a vice-prefeito é o senhor Jerôncio Francisco [da Silva], mais conhecido como Irmão Jerôncio [do PTB], e foi escolhido pela coligação, pois é o atual vice-prefeito e tem prestado bons serviços aos parapuenses, além de já ter sido vereador.

JCA - Parapuã tem hoje a maior folha de pagamento em relação ao orçamento do município em toda a Comarca. O que fazer para administrar a cidade nessa situação sem comprometer os demais investimentos?

Rui Lobo - Sem dúvida, a folha de pagamento é o maior vilão do orçamento de quase todas as prefeituras da nossa região e Parapuã não é exceção, pois a folha de pagamento consome aproximadamente 56% de toda a receita orçamentária inviabilizando a administração. A maneira mais prática de resolver esse problema é conter as despesas e, à medida que os funcionários forem se aposentando, não contratar novos funcionários, apenas repô-los com seus imediatos capacitando-os para o novo cargo e, mais ainda, com o aquecimento da economia brasileira que não deverá tardar, um aumento de receita através dos repasses do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços].

JCA - Como a sua administração pretende manter a Santa Casa de Parapuã, já que o município é o único que investe recursos naquele hospital?

Rui Lobo - Para manter a Santa Casa funcionando e ainda melhorar seu atendimento à população é [preciso] investir mais recursos àquela entidade e, para tanto, contamos com uma melhor receita para o ano que vem e com o corte de despesas que iremos realizar, além de programas de fomento junto à população.

JCA - Parapuã tem hoje um dos maiores limites territoriais da região. Quais as suas propostas para a manutenção das estradas rurais e de apoio aos pequenos produtores rurais?

Rui Lobo - Hoje as principais estradas vicinais municipais rurais estão asfaltadas. São seis estradas rurais asfaltadas e, com exceção da vicinal do bairro Vitória Paulista, as outras cinco foram recuperadas. As demais serão patroladas mensalmente, pois a Prefeitura conta com uma motoniveladora novinha recebida do Governo Federal. Quanto ao apoio aos pequenos produtores rurais, vamos reorganizar a diretoria da Associação dos Produtores Rurais com sede no Armazém Comunitário e atender os pequenos com tratores, implementos agrícolas e o espaço do próprio armazém que, vale lembrar, foi construído no meu mandato de prefeito. Além da cessão de mudas cítricas e outras que a demanda solicitar.

JCA - De forma sucinta, quais as suas principais propostas para administrar a cidade pelos próximos quatro anos?

Rui Lobo - Melhorar as escolas municipais instituindo provas de avaliação semestrais para a administração acompanhar o desempenho dos alunos. Não cobrar a taxa de transporte dos alunos universitários que utilizam os ônibus municipais. Adquirir novos ônibus. Na Saúde vamos melhorar mais ainda o atendimento na Santa Casa e no Centro de Saúde e instituir um programa denominado “Saúde Sem Fila” para erradicar as filas no Posto de Saúde através de agendamento de consultas. Na geração de emprego iremos apoiar toda iniciativa de nossos empreendedores e da região que queiram aqui gerir seus negócios. No Esporte e na Cultura iremos criar oficinas culturais e esportivas.

JCA - Por que o senhor acredita ser a melhor opção para Parapuã nestas Eleições?

Rui Lobo - Por ser o único candidato que tem muita experiência na administração pública por já ter sido prefeito e a experiência nesses momentos decisivos faz a diferença. Mais ainda: sinto-me preparado e com todo o tempo para atender as necessidades do município, pois estou aposentado.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole