36684

Eleições 2016: entrevista com Edmar Mazucato, candidato a prefeito de Osvaldo Cruz

Ele é o candidato do PSDB à prefeitura

OSVALDO CRUZ -  Às vésperas das eleições do próximo domingo, 2 de outubro, o portal Ocnet abre seu espaço democrático para apresentação dos planos de trabalho dos candidatos a prefeito das cidades que formam a Comarca: Parapuã, Sagres, Salmourão e Osvaldo Cruz.

As entrevistas foram veiculadas, anteriormente, no Jornal Cidade Aberta e agora serão, integralmente, publicadas no Portal Ocnet.

A ordem de veiculação será a mesma adotada pelo jornal: Sagres, Salmourão, Parapuã e Osvaldo Cruz. Vale lembrar, ainda, que essa foi a ordem adotada, também, para os debates promovidos entre a Rádio Clube e o Jornal Cidade Aberta.

Hoje, 30, o encerramento da série é com os candidatos que disputam a Prefeitura de Osvaldo Cruz.

Com uma população estimada em 32.593 pessoas (segundo estimativa populacional 2016 do IBGE) e 24.630 eleitores aptos a votar, Osvaldo Cruz é a maior cidade da Comarca.

Edmar Mazucato

O atual prefeito, Edmar Carlos Mazucato (PSDB), de 47 anos, é candidato à reeleição. O tucano assumiu a Prefeitura interinamente em janeiro de 2013, após a Justiça impedir a posse do então prefeito reeleito Valter Luiz Martins, o Valtinho (PSDB), tendo sido eleito para mandato próprio na Eleição Suplementar de 4 de agosto de 2013. Mazucato tem o atual presidente da Câmara Municipal de Osvaldo Cruz, o vereador Adilson Brás Ballardini (PV), como candidato a vice-prefeito.

Jornal Cidade Aberta - Quais razões o levaram a se lançar candidato a prefeito de Osvaldo Cruz?

Edmar Mazucato - Além de ser prefeito, sou, antes de tudo, cidadão de Osvaldo Cruz. Tenho muito amor por esta terra. Aqui nasci, moro e quero contribuir para o progresso da cidade. Nos meus dois mandatos como vereador aprendi muito. O prefeito era o Valtinho [Valter Luiz Martins, do PSDB] e ele me ensinou bastante. Depois, com a experiência de prefeito, aprendi mais sobre como administrar o município e a abrir portas para investimentos do Estado e do Governo Federal. Hoje, Osvaldo Cruz tem portas abertas com o governador Geraldo Alckmin, que é do meu partido [PSDB], também apoio de deputados federais e estaduais, senadores da República, ministros de Estado e dos dez partidos que formam a nossa base política. Eu friso que, sem esse apoio, não é possível governar uma cidade.

JCA - Quem é o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo senhor? Por que ele foi escolhido?

Mazucato - Meu candidato a vice é o vereador Adilson Ballardini (PV). O Adilson é o atual presidente da Câmara Municipal e se mostrou também um excelente administrador. Sempre com todas as contas aprovadas, o Adilson à frente da Câmara se mostrou um vereador atuante, que trouxe muitos recursos para a cidade e, ao final de cada ano, ainda contribuiu com a devolução de parte do dinheiro a que a Câmara tinha direito de gastar. Esses recursos possibilitaram com que a Prefeitura investisse mais em saúde, educação e tantas outras áreas. Por isso, ele foi o escolhido para ser o meu candidato a vice-prefeito.

JCA - No fim da administração de Valter Luiz Martins, o Valtinho (PSDB), o ex-prefeito deixou aproximadamente 18 obras paralisadas. Algumas delas foram concluídas e entregues à população, porém outras estão de portas fechadas, como o Memorial Municipal, o Centro de Múltiplo Uso e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Qual a sua proposta para essas obras?

Mazucato - Na realidade eu terminei mais de 40 obras durante a minha gestão. Quanto à pergunta, a minha proposta é terminar todas as obras. Algumas delas, como o Centro de Eventos na saída para Salmourão, a ideia é montar o Almoxarifado da Prefeitura e o atual terá uma outra destinação a ser definida em conjunto com a população. A UPA é inviável economicamente. O nosso orçamento total da saúde chega hoje perto dos R$ 20 milhões e o serviço que a UPA faria vamos investir mais no Pronto-Socorro da Santa Casa para que a população tenha um serviço com a mesma qualidade. A minha ideia é transformar aquele prédio no Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e como o prédio é grande vou transferir para lá também o Centro de Especialidades Odontológicas [CEO], que hoje está num local alugado. O Centro de Múltiplo Uso e o Memorial Municipal já foram incorporados ao patrimônio do município e a ideia é levar para lá a sede da Câmara Municipal, que hoje funciona em prédio alugado. Depois vamos montar um Memorial Municipal em outro ponto, que pode até ser o Centro Cultural [Maria da Conceição de Arruda Villaça].

JCA - Ainda com relação às obras que Valtinho deixou paralisadas, algumas delas ainda aguardam conclusão, como é o caso dos Postos de Saúde do Centro e da vila Paraíso, do Centro de Convivência com Piscinas Cobertas, da canalização linear do córrego Valesburgo e da Delegacia de Polícia Civil. O que impediu que essas obras fossem finalizadas e o que fazer para o término delas?

Mazucato - O que impediu que estas obras fossem terminadas basicamente passa por questões ligadas a empresas que foram contratadas e não cumpriram com os contratos ou porque se tornaram inviáveis do ponto de vista econômico. Em relação ao Posto de Saúde da vila Paraíso, houve problema com a empresa que deveria ter terminado a obra e abandonou o serviço. Tivemos que refazer o processo de licitação, o que atrasou o andamento. No Centro de Convivência com Piscinas, na região oeste, houve uma mudança na destinação do projeto porque o local está sendo construído debaixo de uma rede de alta tensão da Energisa. Lá será um Centro de Convivência, mas não com piscinas por enquanto. Na canalização do córrego Valesburgo a obra foi terminada, entretanto, um fator externo (chuva com deslizamento de terra) danificou aquele espaço. Já refizemos o projeto e estamos esperando autorização do DAEE [Departamento de Águas e Energia do Estado] para refazer a urbanização da área. A Delegacia de Polícia também teve problemas com as empresas contratadas, mas a questão está resolvida e a obra deverá ser entregue em novembro deste ano.

JCA - Em se tratando de agenda cultural, Osvaldo Cruz já foi referência regional com as feiras do Artesão e do Verde e a FAICO. Porém, a cidade já não tem esses eventos em sua programação anual há algum tempo. Neste ano, a Festa do Peão aconteceu por meio da iniciativa privada. O senhor pretende trazer de volta esses eventos tradicionais da cidade?

Mazucato - Na realidade as feiras deixaram de ocorrer devido à necessidade de adequação do Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro dentro das normas do Corpo de Bombeiros e órgãos de segurança. Nos últimos dois anos nós nos concentramos em adequar o Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro e todos os outros espaços públicos dentro das normas e já no final do ano passado retomamos a Feira do Verde e a Festa das Nações. A proposta é fazer o mesmo a partir do próximo ano. Investimos mais de R$ 600 mil para as adequações das praças esportivas, locais tradicionais de eventos. Quanto à Festa do Peão, o caminho é este - ser realizada somente com recursos da iniciativa privada.

JCA - A Santa Casa de Osvaldo Cruz é responsável hoje por atender três das quatro cidades da Comarca (Osvaldo Cruz, Salmourão e Sagres). Qual sua proposta para melhorar o atendimento médico na cidade?

Mazucato - Desde o primeiro dia de mandato até agora, a Santa Casa esteve sempre melhor, com uma gestão competente. De nove postos de saúde dos bairros, os PSFs, cinco foram construídos ou reformados no meu governo. Mira Ira, vila São José, Vale do Sol, Jardim Paraíso e está pronto para ser entregue o do Jardim Primavera. Implantei a nova Casa de Apoio de Marília e criei a Casa de Apoio ao Cidadão em Jaú. Para a saúde a proposta é concluir da reforma no Centro de Saúde com implantação de laboratório de exames e ambulatório de especialidades médicas; realizar exames cardiológicos e pequenas cirurgias na Santa Casa e Rede Municipal de Saúde; intensificar as ações de saúde no programa de atendimento na zona rural com implantação de unidade móvel de atendimento com equipe itinerante formada por médico da família, enfermeiro, auxiliares e agentes de saúde; aumentar as ações no Programa de Saúde da Família e atenção básica com abertura de postos e manutenção de equipe até as 20 horas; e, na Santa Casa, intensificar a realização de mais cirurgias, melhorar a infraestrutura do Pronto-Socorro e no prédio do hospital como um todo, firmar parceria com a Faculdade de Medicina da UniFAI [Centro Universitário de Adamantina], formalizar parceria com o Governo do Estado para fazermos da Santa Casa um mini Hospital Regional entre outras ações.

JCA - De forma sucinta, quais as suas principais propostas para administrar a cidade pelos próximos quatro anos?

Mazucato - Nossas bandeiras de campanha são saúde e emprego e renda. Vou melhorar ainda mais a geração de emprego e renda com o surgimento do Distrito Industrial Lino Ferrari – 70 lotes de 1 mil metros quadrados para o pessoal investir na cidade e garantir melhorias permanentes na saúde, na nossa Santa Casa, entregar os dois PSFs que faltam, terminar a reforma do Centro de Saúde e dar uma destinação ao prédio da UPA, além da contratação de novos e mais profissionais nesta área. Na área de segurança, completar o projeto de monitoramento por câmeras em pontos estratégicos e implantar a Guarda Municipal de patrimônio, além da entrega do prédio da Delegacia de Polícia e construir a sede própria da Polícia Militar.

JCA - Por que o senhor acredita ser a melhor opção para Osvaldo Cruz nestas eleições?

Mazucato - Porque sou o candidato mais preparado e com mais experiência para governar Osvaldo Cruz entre as duas opções hoje que se apresentam. A experiência que faz a diferença. Nosso Plano de Governo, que já começou a ser entregue, tem em detalhes tudo o que eu quero fazer pelos próximos quatro anos. Mas as minhas prioridades são a geração de emprego e renda e a saúde e, para isso, eu já tenho o compromisso de apoio do governador Geraldo Alckmin, dos deputados da região – Reinaldo Alguz [estadual, pelo PV], Ed Thomas [estadual, pelo PSB] e Evandro Gussi [federal, pelo PV] e o nosso eterno deputado Mauro Bragato [estadual, pelo PSDB, cassado pela Justiça em junho]. E eu quero ser prefeito de novo para dar continuidade neste governo de muitas realizações, um governo premiado e reconhecido.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole