36648

Eleições 2016: entrevista com Édis Gabau, candidato a prefeito em Salmourão

Ele é o candidato do PSDB à prefeitura

SALMOURÃO - Às vésperas das eleições do próximo domingo, 2 de outubro, o portal Ocnet abre seu espaço democrático para apresentação dos planos de trabalho dos candidatos a prefeito das cidades que formam a Comarca: Parapuã, Sagres, Salmourão e Osvaldo Cruz.

Por isso, até a sexta-feira, 30, serão publicadas entrevistas com os prefeitáveis das quatro cidades.

As entrevistas foram veiculadas, anteriormente, no Jornal Cidade Aberta e agora serão, integralmente, publicadas no Portal Ocnet.

A ordem de veiculação será a mesma adotada pelo jornal: Sagres, Salmourão, Parapuã e Osvaldo Cruz. Vale lembrar, ainda, que essa foi a ordem adotada, também, para os debates promovidos entre a Rádio Clube e o Jornal Cidade Aberta.

As entrevistas de hoje, 28, são com os candidatos a prefeito de Salmourão. A cidade, conhecida por muito tempo como a Capital da Canoagem, tem pouco mais de 4 mil eleitores.

Édis Gabau

Atualmente vice-prefeito, Édis Gabau (PSDB), de 48 anos, é o candidato da situação e conta com o apoio do prefeito José Luis Rocha Perez (PSDB). Ao lado da ex-vereadora e servidora pública aposentada Angelina Guerino Roçato (PTB), o tucano tenta chegar pela primeira vez ao comando da Prefeitura salmouroense.

Jornal Cidade Aberta - Quais razões o levaram a se lançar candidato a prefeito de Salmourão?

Édis Gabau - Eu me preparei por 20 anos para ser prefeito de Salmourão. Estou na vida pública desde então e já fui vice-prefeito algumas vezes e secretário da Prefeitura por opção e carreira. Formado em Direito, tentei o concurso de delegado de Polícia, mas permaneci como servidor municipal. Quero ser prefeito de Salmourão para seguir com o atendimento que ao longo dos últimos anos a população está acostumada a receber. Tenho ainda muito a fazer pelo povo de Salmourão e acredito que Deus me deu esta oportunidade agora.

JCA - Quem é a candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo senhor? Por que ela foi escolhida?

Édis - Minha candidata a vice é a ex-vereadora e ex-vice-prefeita, Angelina Guerino Roçato [PTB]. Temos um perfil semelhante quanto à preocupação de cuidar das pessoas. Ela era a secretária de Saúde e por anos e anos conhece, como poucos, os problemas da população.

JCA - Quais os desafios de se governar uma cidade de pequeno porte com tão poucos recursos e que depende quase que exclusivamente de repasses dos governos Federal e do Estado?

Édis - É por isso que a experiência na administração municipal é tão importante. Uma pessoa sem experiência não sabe os trâmites necessários para conseguir os recursos de que precisamos. Também é fundamental o apoio político junto ao governador Geraldo Alckmin, que é do mesmo partido que o nosso [PSDB] e dos secretários de Estado, deputados e senadores. A população deve comparar quem tem esse conhecimento em São Paulo e Brasília. Eleger um prefeito sem essa experiência no momento político e econômico que o país passa é um atraso para a população.

JCA - Por muito tempo Salmourão ficou conhecida como a Capital da Canoagem, porém, com a crise hídrica seguida da crise econômica, a realização do evento foi suspensa por período indeterminado. Quais os seus planos para essa festa que marcou a história da cidade?

Édis - A partir do evento da morte de tantos jovens na Boate Kiss em Santa Maria [Rio Grande do Sul] realizar eventos ficou muito difícil, ainda mais lá no rio Aguapeí. As exigências quanto a normas e itens de segurança são tão rígidas que se tornou inviável para as nossas possibilidades. E isto não é questão apenas de Salmourão, veja o exemplo de Osvaldo Cruz, que também enfrentou problemas com as feiras do Artesão, Verde e Faico. E também Tupã, que recentemente teve que cancelar os Jogos Regionais. Mas a nossa proposta é transformar Salmourão em uma Estância Turística, onde vamos receber os recursos necessários para implantação de um grande projeto de turismo regional a partir do conceito ambiental. E a Canoagem certamente é um dos pontos de retomada.

JCA - De forma sucinta, quais as suas principais propostas para administrar a cidade pelos próximos quatro anos?

Édis - A maior proposta de um prefeito hoje é a de atender bem à comunidade. Quando a pessoa procura o prefeito e você está na Prefeitura, você olhar no olho da pessoa e perguntar qual a necessidade dela e poder encaminhá-la, orientá-la e dar a ela um atendimento perfeito. Na minha maneira de ver, o prefeito tem que saber atender a comunidade, criar uma estrutura para um bom atendimento, ter conhecimento e experiência em todos os setores: social, educação, administrativo, agricultura, geração de emprego e renda e, acima de tudo, saber gerenciar os recursos de maneira correta, seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, dar segurança às pessoas da cidade que você vai fazer uma boa administração.

JCA - Por que o senhor acredita ser a melhor opção para Salmourão nestas Eleições?

Édis - Porque estou preparado para governar a cidade e tenho me preparado para isto pelos últimos 20 anos. A população sabe da nossa preocupação e carinho no atendimento do povo. Em nosso governo vamos ampliar o atendimento da população para que as pessoas se sintam acolhidas. O nosso compromisso é fazer com o cidadão sinta-se bem morando em Salmourão.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole