- Atualizado em 16:15

Educação

45983

Programa de terapia com animais na Apae utilizam cão e até um gambá para trabalho com crianças

Após contato também com cão da raça Goldem e uma tartaruga, alunos têm resultados são excelentes

OSVALDO CRUZ - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Osvaldo Cruz (Apae) intensifica o trabalho de terapia com a utilização de animais, chamado de Pet Terapia com excelentes resultados. Além de um cão da raça "Gold", uma tartaruga da água, a novidade agora é um filhote de gambá, o Théo (Theodoro) resgatado recentemente.

De acordo com a diretora Ana Cláudia Consolari, o Théo pertence à professora de Educação Física, Patrícia Souza e veio para contribuir com a educação das crianças. "O Théo possui uma deficiência, só tem três pernas e o encurtamento do rabo. "Numa madrugada gelada, um gato da professora Patrícia trouxe o Théo praticamente congelado. Depois a professora pesquisou e percebeu que a espércie é silvestre. Hoje ele está maior e começa a participar das terapias com nossos alunos", diz a diretora.

Nona Dulce 63 (educação) - 06/11/18

A professora Patrícia explicou que seu gato "tem o hábito de trazer 'presentes'. "E num dia desses trouxe o Théo, sem ferimentos ou marcas de mordidas. E como estava um dia extremamente frio e ele sendo muito bebê acabei cuidando dele. E com a deficiência dele não daria pra solta lo na natureza novamente. Acabamos ficando com ele e ressalto que recebo instruções de um grupo especializado na espécie de marsupiais e assim vou cuidando dele", explicou a professora de Educação Física.

"Apesar da deficiência dele, o Théo anda, corre e interage muito bem. É uma forma de mostrar aos alunos que eles também podem superar dificuldades. Num primeiro momento pensamos que as crianças iririam estranhar, por se tratar de uma espécie diferente, mas o resultado foi excelente em termos de interação. Esse relacionamento traz inúmeros benefícios porque sabemos que os animais em si nos transmitem paz e autoconfiança. São seres que gostam muito de carinho e afeto e é exatamente o que os nossos alunos também recebem a mesma coisa. O cão Thor, o 'Goldem', quando vem ele não quer mais ir embora. A experiência tem sido muito bom, todas as sextas-feiras", completou a diretora Ana Cláudia.

Pet terapia é indicada

Atualmente, estudiosos já provaram que a influência dos animais na vida das pessoas acometidas por problemas, doenças ou síndromes das mais variadas é extremamente positiva. Tanto que muitos hospitais já reservam períodos especiais para a visita de bichos de estimação a seus pacientes, melhorando o ânimo e a motivação deles.

Visando os benefícios que os animais tem na vida dos seres humanos, a APAE de Osvaldo Cruz implantou em sua unidade, a PET Terapia. Atendendo os 85 usuários da instituição, o projeto teve início em janeiro deste ano.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole