- Atualizado em 12:01

Educação

53735

Prefeitura de Tupã adia retorno às aulas presenciais após aumento de casos de Covid

Cidade onde no passa o Prefeito conseguiu liminar para abrir diversos setores, chegou a decretar estado de emergência na semana passada

TUPÃ - A prefeitura de Tupã (SP) decidiu adiar o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas e particulares da cidade. De acordo com os decretos publicados nesta segunda-feira (24), a retomada das aulas do ensino fundamental, médio, técnico e superior, que estavam anteriormente previstas para o dia 7 de junho, foram adiadas para o dia 2 de agosto.

Segundo a prefeitura, o adiamento é necessário para preservar a saúde dos alunos e profissionais da educação devido ao agravamento dos casos de Covid registrados nos últimos dias.

A prefeitura informou que continuará acompanhando a evolução dos casos da doença na cidade e a data de retomada das aulas presenciais poderá ser novamente revista se houver a manutenção ou agravamento do quadro de disseminação da doença.

Nas escolas públicas, o novo decreto vai alterar apenas o reinício das aulas presenciais para o 1º e 2º ano, que estava previsto para o dia 7 de junho e passará para o dia 2 de agosto. A retomada das aulas presenciais dos demais anos não será alterada, mantendo a data anteriormente prevista, também no dia 2 de agosto.

As aulas e demais atividades presenciais prestadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupã (Apae) também poderão ser retomadas no dia 2 de agosto, devendo ser cumpridos, além das diretrizes gerais, os protocolos específicos emitidos pelas autoridades sanitárias e de saúde.

Já as aulas presenciais dos cursos de ensino técnico e superior da área de saúde, tanto da rede pública quanto privada, como farmácia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, educação física e biomedicina, poderão continuar sendo realizadas normalmente.

Com relação às escolas privadas, o retorno das atividades presenciais das instituições de ensino infantil para as crianças de 0 a 1 ano continua proibido, sendo permitida apenas a manutenção das atividades presenciais do ensino infantil para crianças com idade acima de 1 a 6 anos incompletos, desde que cumpridos os protocolos de saúde.

Tanto na rede pública quanto particular, ficará a critério dos responsáveis o encaminhamento das crianças e jovens do ensino fundamental e ensino médio às instituições de ensino para o acompanhamento das atividades presenciais.

Estado de emergência

Tupã foi uma das poucas cidades que, no ano passado e começo de 2021, o Prefeito Caio Aoki desafiou os critérios do Plano São Paulo e conseguiu medidas judiciais para abrir setores da economia e flexibilizar regras.

Na semana passada a conta chegou. A prefeitura de Tupã decretou estado de emergência no município, adotando novas medidas emergenciais para combater o aumento de casos de coronavírus na cidade.

O objetivo da medida, que vai vigorar nos próximos 60 dias, é reforçar as equipes de saúde responsáveis pelo atendimento aos pacientes com Covid.

Segundo a prefeitura, a Santa Casa tem enfrentado sérias dificuldades por causa do aumento de casos positivos da doença e devido ao crescimento do número de servidores nas áreas de serviços considerados essenciais afastados da função por suspeita ou contaminação pela Covid.

Para tentar solucionar o impasse, a prefeitura poderá ceder temporariamente, e em caráter excepcional, funcionários da Secretaria Municipal da Saúde e do Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde (Cris) para ajudar nos atendimentos do hospital.

Casa Avenida 653 (educação) - 26/05/2021

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole