Educação

29324

Prazo para novos contratos do Fies acaba na quinta, dia 30

Apesar do prazo, não está garantido que todos os interessados no financiamento consigam o benefício

NACIONAL - Os estudantes que pretendem obter o Financiamento Estudantil (Fies) para fazer um curso de ensino superior têm até a próxima quinta-feira, dia 29, para tentar se cadastrar no sistema. Pelas regras do Fies deste ano, o sistema será fechado na quinta e só deve reabrir no segundo semestre – ainda sem data definida.

Mesmo que ainda haja prazo, não está garantido que todos os interessados no financiamento consigam o benefício. O governo federal tem limitado o número de novos contratos, por questões orçamentárias. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os novos contratos têm sido priorizados para cursos mais bem avaliados e em regiões menos atendidas.

Mas como os critérios não são claros, estudantes e instituições de ensino têm enfrentado uma série de transtornos para tentar firmar os novos contratos. Até agora, o cerca de 240 mil novos contratos foram firmados.

O Fies financia alunos em instituições particulares com subsídio – os juros são abaixo da inflação. No ano passado, o governo gastou R$ 13,7 bilhões com o programa. Reportagens do Estado mostraram que, apesar de uma explosão no custo do programa desde 2010, quando o Fies passou por mudanças, o ritmo de avanço das matrículas do ensino superior até caiu desde então. Instituições de ensino superior passaram a usar estratégias para levar alunos já matriculados no programa – garantindo pagamentos seguros do governo.

Mais de 1,9 milhão de contratos foram firmados até o ano passado e o governo garantiu que irá renovar todos. O prazo para aditamentos também acabaria no dia 29, mas como ainda faltavam renovar cerca 300 mil, o MEC estendeu o prazo para esse tipo de operação até 29 de maio.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole