Educação

25408

Osvaldo Cruz recebe evento científico

Cidade receberá, pela primeira vez, o encontro de astronomia

OSVALDO CRUZ - A cidade de Osvaldo Cruz  vai sediar entre os dias 11 e 13 de junho, o 49º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento acontecerá na Faculdade Reges.

O encontro será realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com as secretarias das cidades de Osvaldo Cruz, Sagres e Parapuã. Durante o programa, especialistas vão realizar oficinas e palestras sobre as diferenças entre os tamanhos dos planetas, as estações do ano, as fases lunares, os eclipses e ainda ensinarão a construir foguetes de garrafa pet.

Quem for ao encontro poderá aprender mais sobre as constelações, visualizando-as através de projeções feitas pelo Planetário Inflável, cedido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

É a primeira vez que ocorre um EREA na região da Alta Paulista, sendo a cidade de Osvaldo Cruz a pioneira em eventos dessa magnitude. Segundo Maurícia Palácio, responsável local pelo EREA, as escolas municipais e demais colégios do município vêm se destacando nos últimos anos na OBA.

"Por isso, acreditamos que este evento de formação para os professores trará subsídios teóricos e práticos para desenvolverem conceitos necessários para serem repassados aos nossos alunos", Palácio.

Para o astrônomo Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, o encontro tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.

Os encontros são promovidos pela instituição durante todo o ano, desde 2009, através de parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e junto ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço). Quem desejar organizar um EREA em sua região basta entrar em contato com a secretaria (oba.secretaria@gmail.com).

Serviço:

49º EREA – Osvaldo Cruz (SP)
Período: de 11 a 13 de junho.
Endereço:
Faculdade Reges de Osvaldo Cruz
Rua Chile, 501 - Jardim das Bandeiras

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole