Educação

47148

MEC recua, retira slogan e diz que Hino Nacional nas escolas será ‘voluntário’

Ministro afirma que o cumprimento não será obrigatório pelas escolas

NACIONAL - O Ministério da Educação (MEC) preparou um comunicado que será enviado a todas as escolas do país nesta terça-feira, 26. O novo texto contém retificações ao e-mail enviado ontem pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que causou polêmica ao determinar que os alunos sejam perfilados para cantar o Hino Nacional e que o momento seja filmado e remetido para o Governo.

No comunicado, o ministro afirma que o cumprimento será “voluntário” pelas escolas. Também foi retirado o trecho no qual ele recomendava o uso do slogan do Governo — “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.”

“A carta a ser lida foi devidamente revisada a pedido do ministro, após reconhecer o equívoco, tendo sido retirado o trecho também utilizado durante o período eleitoral”, diz o comunicado no ministério. E prossegue:

“A carta com a versão adequada tem a seguinte redação: 

‘Brasileiros! Vamos saudar o Brasil e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração.’

No e-mail em que a carta revisada será enviada, pede-se, ainda, que, após a sua leitura, professores, alunos e demais funcionários da escola fiquem perfilados diante da bandeira do Brasil, se houver na unidade de ensino, e que seja executado o Hino Nacional.

Para os diretores que desejarem atender voluntariamente o pedido do ministro, a mensagem também solicita que um representante da escola filme (com aparelho celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do Hino. A gravação deve ser precedida de autorização legal da pessoa filmada ou de seu responsável.

Em seguida, pede-se que os vídeos sejam encaminhados por e-mail ao MEC (imprensa@mec.gov.br) e à Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República (secom.gabinete@presidencia.gov.br). Os vídeos devem ter até 25 MB e a mensagem de envio deve conter nome da escola, número de alunos, de professores e de funcionários.

Após o recebimento das gravações, será feita uma seleção das imagens com trechos da leitura da carta e da execução do Hino Nacional para eventual uso institucional.

A atividade faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”.

Casa Avenida 147 (educação) - 27/02/2019

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole