Educação

27123

Marketing Político é tema de workshop com Giu Panvéchio em Tupã

Jornalista e Consultor em Marketing Político participa de Ciclo de Comunicação das Faculdades Faccat

TUPÃ - As Faculdades Faccat realizaram no sábado, 11, durante o II Ciclo de Comunicação das Faculdades FACCAT, o workshop sobre marketing político ministrado pelo jornalista e consultor Giuliano Panvechio, membro da Associação Brasileira dos Consultores em Marketing Político (ABCOP) reuniu público diferenciado na Faccat. Durante o encontro, o especialista fez uma análise dos princípios da propaganda política e sua evolução, de Joseph Goebbels aos modernos marquetólogos brasileiros, respeitados mundialmente pelo sucesso de seu trabalho de convencimento de massas. A oficina serviu ainda para debater o processo de interação entre candidatos, partidos e a população, além de apresentar aos participantes as principais ferramentas de convencimento do eleitorado.

“A palestra foi marcada pela discussão, pelo debate entre os participantes e serviu principalmente para mostrar como a comunicação tem papel fundamental no processo de formação do ideal coletivo, construindo heróis e vilões e mudando radicalmente o destino de praticamente toda a população”, avaliou o estudante Paulo Nakayama, do quarto termo de Jornalismo. Segundo ele, o workshop foi indispensável para quem tem planos de trabalhar na área. “Apesar da ênfase no marketing político, a oficina ilustrou bem as maneiras, os recursos que as grandes agências abrem mão para convencer o público, seja para que votem em determinado candidato, seja para que comprem determinado produto”, acrescentou.

O aluno Leo Nakata, estudante do quarto termo de Jornalismo, lembrou que a grande virtude do encontro promovido pela Faccat foi a proximidade entre o palestrante e os participantes. “O número de pessoas que acompanhou a oficina foi muito pequeno e isso permitiu uma maior interação entre o público e o palestrante. A atividade não ficou restrita ao velho formato de ‘apresentação’, mas ganhou um ar de debate que, acredito, foi muito mais apreciado por todos”, apontou.

Base sólida

Na palestra, Panvechio apresentou as tendências do marketing político e traçou um panorama do trabalho que é realizado no Brasil e no mundo. “Campanha política não se faz mais com base em ‘achismo’, mas com nível profissional cada vez maior quanto às técnicas e ao emprego de meios e veículos de comunicação”, defendeu o especialista, citando ainda os desafios enfrentados por partidos e candidatos em um mundo onde a comunicação é cada vez mais eficiente graças ao surgimento de novas plataformas.

“Hoje o candidato que não estudar o eleitor e suas expectativas, comportamentos e seu relacionamento direto com o ambiente onde vive, dificilmente terá sucesso. O workshop ofereceu uma oportunidade aos participantes de conhecer esta nova realidade e entender um pouco mais como deve ser a interação com o eleitor. Planejamento e organização são fundamentais nessa hora”, completou Panvéchio.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole