- Atualizado em 20/11/2019 10:44

Educação

49067

Inep anula questão do Enem 2019 por causa de repetição

Questão da prova de ciências humanas foi anulada porque já havia aparecido na prova do Enem 2018

NACIONAL - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na manhã desta terça-feira (19), a anulação de uma questão de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Isso porque a pergunta já havia aparecido na prova do ano passado para candidatos com deficiência visual.

Segundo o instituto, graças à metodologia do Enem, a nota dos participantes não vai ser comprometida (leia o comunicado abaixo).

Correlação da questão anulada:

Caderno azul: questão 90

Caderno amarelo: questão 78

Caderno branco: questão 66

Caderno rosa: questão 72

O Inep disse que a questão anulada não tem problemas no enunciado ou nas alternativas. A anulação deve-se ao fato de a pergunta constar do chamado Caderno de Questões Braille e Ledor no Enem 2018.

"O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade", diz o comunicado.

Esse atendimento a candidatos com deficiência pode fazer com que algumas questões do caderno de provas específicas sejam diferentes das perguntas apresentadas aos demais candidatos.

O Inep informa que adota essa opção quando é preciso substituir uma questão com recursos visuais – como os gráficos e as imagens –, já que o trabalho de descrição desses recursos tornaria a compreensão da pergunta pergunta difícil demais para os participantes com deficiência.

Esse é o segundo ano consecutivo em que uma questão do Enem é anulada por já ter aparecido em outra prova. No ano passado, uma questão da prova de matemática teve o mesmo fim, depois de professores do Curso Anglo, em São Paulo, terem identificado que ela já havia sido publicada em 2014 no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole