Educação

51202

Gestor Ambiental encontra amplo mercado de trabalho

Entenda a importância deste profissional.

Nem sempre estamos conscientes de que o alimento que consumimos, a água que bebemos, o ar que respiramos e muitos dos medicamentos que salvam vidas são providos pela natureza. Se nossa biodiversidade está prejudicada, os serviços essenciais a nossa sobrevivência também serão impactados. O ano de 2020 está sendo atípico. Estamos vivenciando uma pandemia nunca vista, e diversos outros problemas ambientais, como a crise hídrica em alguns estados do Brasil, altos índices de desmatamento, mudanças climáticas e, consequentemente, a redução da biodiversidade.
 
 
Meio ambiente e o Covid-19
 
Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, você já deve ter visto circulando pela internet, imagens de rios mais limpos, cidades sem fumaça, animais voltando ao seu habitat natural. Tudo isso se deve à redução da poluição, efeito sobre o meio ambiente que têm se mostrado positivo. Mas, não temos só ganhos, o aumento na geração de resíduos sólidos, por exemplo, é um efeito negativo e que cresceu com o isolamento social.
 
Segundo a professora do curso de Gestão Ambiental da EAD Unicesumar, Paula Polastri, o que ocasionou uma melhora na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), que contribuem para as mudanças climáticas, foi o fechamento temporário de várias indústrias, além das restrições no comércio e viagens. “Menos indústrias e menos circulação de veículos que utilizam combustíveis fósseis resulta em menos emissão de dióxido de carbono (CO₂) e dióxido de nitrogênio (NO2) na atmosfera. Além da redução de uso de recursos naturais e geração de outros poluentes inerentes aos processos produtivos”, explica a professora.
 
Por outro lado, o momento atual promove efeitos negativos no que diz respeito ao aumento da geração de resíduos sólidos, tanto os domiciliares quanto os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). “A população, por estar em casa em isolamento, consome mais e, consequentemente, produz mais resíduos sólidos. Já os serviços de saúde em atendimento à população infectada geram mais RSS, nos quais são classificados como resíduos perigosos por apresentarem patogenicidade, devendo estes terem tratamento adequado, segundo os órgãos ambientais competentes e as legislações aplicáveis”, alerta Paula.
 
A importância do profissional de Gestão Ambiental
 
É claro que todos precisam fazer a sua parte no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente. Porém, o profissional de Gestão Ambiental tem papel fundamental em promover soluções para os problemas ambientais que estamos enfrentando,  sendo responsável por criar medidas que visem a conservação da biodiversidade de fauna e flora, recuperação de áreas degradadas, implantação de medidas de produção mais limpa em processos produtivos com redução do uso de recursos naturais e prevenção da poluição (redução da geração de poluentes como resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas), uso de energias renováveis, gerenciamento de resíduos sólidos, ações para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável e da disseminação da educação ambiental para todos.
 
Assim, este profissional encontrará um amplo mercado de trabalho nos próximos anos, visto que, a conservação e preservação do meio ambiente é contínua e está longe do ideal. Segundo a pesquisa mundial Future of Work (Futuro do Trabalho), o gestor ambiental é uma das profissões mais promissoras, devido à preocupação com a sustentabilidade, necessidade do uso racional dos recursos naturais e gestão correta de resíduos.
 
Para incentivar os profissionais dessa área, a Universidade Unicesumar está disponibilizando bolsa de 40% para os cursos de Graduação em Gestão Ambiental e Ciências Biológicas na modalidade a distância. A oferta também é válida para os cursos de pós-graduação em Perícia e Auditoria Ambiental e Gestão Ambiental. Além disso, a instituição disponibilizou gratuitamente o curso livre de Aperfeiçoamento em Gerenciamento do Meio Ambiente. Ação válida até 30 de agosto. Mais informações: www.unicesumar.edu.br/ead
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole