Educação

23912

FAI conclui projeto pedagógico para o curso de Medicina

Documento deverá passar por aprovação da Congregação da FAI e do Conselho Estadual de Educação

ADAMANTINA - As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) avançam na busca pela implantação do curso de Medicina.

Nas últimas duas semanas, a FAI contou com a colaboração da pesquisadora Profª. Drª. Ivete Dalben, professora de Epidemiologia da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, que também atua como supervisora de alunos de Medicina na rede básica de Saúde daquela cidade, para a elaboração do projeto pedagógico do curso ao lado da Profª. Drª. Marisa Furtado Mozini Cardim, integrante da Comissão de Professores pró-Medicina da FAI.

“O objetivo é que os alunos de Medicina da FAI tenham condições de atuar no Brasil como um todo, enfrentando todas as dificuldades, propondo soluções e melhorias”, salientou Ivete Dalben.

Para ela, os hospitais de Adamantina e região, num raio de até 80 quilômetros, apresentam as condições necessárias tanto em número de leitos como em condições de tecnologias e especialidades, para o estágio de alunos com a finalidade da formação de médicos generalistas.

“Eu imagino que, com esse projeto pedagógico que concluímos durante as últimas semanas e com as condições que diagnosticamos e levantamos dessa região, as chances de ter uma nova escola de Medicina em Adamantina nos próximos anos são muito grandes”, destacou a pesquisadora.

Benefícios

Com uma faculdade de Medicina, a região verá a qualidade da prestação de serviços na área de Saúde alavancada com o estágio e a residência médica dos alunos do curso em hospitais e Centros de Saúde das cidades circunvizinhas a Adamantina.

“Num segundo momento, após a formatura das primeiras turmas, assim como aconteceu com a Enfermagem e Odontologia, haverá uma fixação de novos profissionais na região, que é uma das regiões do estado de São Paulo que apresentam os menores números de médicos por habitante”, comentou Ivete Dalben.

Passos

O projeto pedagógico do futuro curso de Medicina da FAI passou por uma primeira avaliação da Comissão de Professores Pró-Medicinada instituição, sendo encaminhado para apreciação da Congregação.

Num terceiro momento, a estrutura pedagógica do curso deverá ser protocolada no Conselho Estadual de Educação (CEE), em São Paulo, para aprovação e, em seguida, ser marcada uma visita técnica de membros do órgão para a aprovação da instalação do novo curso na FAI.

“Estamos confiantes, pois os estudos realizados mostram que é viável a instalação de um curso como este na FAI, pois muito contribuirá para o desenvolvimento de uma área tão carente de profissionais e trará um desenvolvimento diferenciado para Adamantina e cidades vizinhas. Com o prestígio que a FAI dispõe atualmente perante o Conselho Estadual de Educação e apresentando um bom projeto, teremos parecer favorável à implantação do curso. Não é um projeto fácil de ser concluído, mas a comissão tem trabalhado muito para finalizá-lo”, frisou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole