Educação

35846

FAI comemora 48 anos e recebe palestra de ex-presidente do CEE-SP nesta quinta

Palestra deverá debater o processo de transformação da FAI em UniFAI

ADAMANTINA - As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), completam 48 anos de fundação nesta quinta-feira, 4.

A Instituição foi fundada como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina (Fafia) em 4 de agosto de 1968. E em 1º de março de 1980 foi criada a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEO).

Em 18 de junho de 1998, por meio da Lei Municipal nº 2.718/97, alterada pela Lei Municipal nº 2.819/98, as duas instituições foram unificadas, criando-se, assim, a FAI como a vemos atualmente.

E em sessão da plenária, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) aprovou por unanimidade e de maneira definitiva, no último dia 6 de junho, o processo de transformação em Centro Universitário (UniFAI).

Para comemorar a data inicial da história de uma das maiores instituições municipais de Ensino Superior do Brasil, a FAI recebe nesta quinta-feira a visita do ex-presidente do CEE-SP, Prof. Dr. Francisco José Carbonari, que ministrará uma palestra no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, a partir das 19h30.

“O professor Francisco Carbonari participou de toda tramitação da transformação da FAI em Centro Universitário. Nós teremos uma reunião com ele na quinta-feira à tarde e, à noite, uma palestra na qual ele abordará a expansão das Instituições Municipais de Ensino Superior [IMES] do estado de São Paulo e, também, debater e sanar dúvidas sobre o tema do processo de transformação da Instituição”, comentou.

Centro Universitário

Com quase cinco décadas de história, a FAI avança mais um degrau em sua escalada e vários são os benefícios com a transformação em Centro Universitário.

A Instituição ganha autonomia universitária podendo criar novos cursos, ampliar vagas dos cursos já existentes, expedir diplomas, readequar grades curriculares bem como expandir em nível nacional o seu marketing institucional, propiciando uma maior captação de recursos por meio de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O Centro Universitário de Adamantina propiciará uma maior competitividade para a Instituição no mercado do Ensino Superior. “A partir do momento que se tem um curso em destaque no mercado de trabalho, rapidamente o Centro Universitário vai criar esse curso com muita agilidade e isso coloca a Instituição junto ao mercado do Ensino Superior de uma forma muito mais competitiva e essa é uma grande vantagem”, destacou Soares.

Outro diferencial do Centro Universitário é a melhoria dos cursos já existentes por meio da alteração e readequação das grades curriculares a fim de refinar a qualidade do Ensino oferecido e do incremento do número de professores atuando em tempo integral, já que para os Centros Universitários há a obrigatoriedade de que 25% do corpo docente atuem em regime de tempo integral. E isso deve refletir ainda na ampliação do Programa de Educação Pró-Ativa (ProEduc-FAI) “Suricates”, que atende a crianças e adolescentes de sete a 15 anos de idade.

Para Adamantina e região, o reflexo é de desenvolvimento em praticamente todos os setores. O envolvimento de mais alunos em projetos de iniciação científica e de pesquisa promete alavancar a qualificação da mão de obra e o aprimoramento da prestação de serviços.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole