Educação

6903

Faculdades Esefap e Sincomerciários firmam parceria para bolsa de estudo de 30%

19 cidades da região fazem parte do Sincomerciários

Tupã - Ótima notícia para os comerciários de Tupã e região. O Sindicato dos Empregados do Comércio de Tupã e Região – Sincomerciários, que representa trabalhadores do comercio de 19 cidades da região, firmou parceria com as Faculdades Esefap para que seus associados e parentes em 1º grau sejam contemplados pelo programa de bolsa de estudos da instituição tupãense.

 
O convênio inédito prevê que o interessado vinculado ao Sincomerciários ganhe uma bolsa de 30% válida ao longo de todo curso pelo qual optar. As Faculdades Esefap oferecem os cursos de Nutrição, Enfermagem e licenciatura em Educação Física. “Quando recebemos a proposta da Esefap, imediatamente entramos em contato para firmarmos a parceria porque, sem dúvida, estimula a inserção de nossos associados no ensino superior de qualidade”, afirma o presidente Amauri Mortagua.
 
Já o diretor geral da Esefap, Robinson Ricci, explica que esta proposta foi amplamente discutida com seus colegas de direção, Fernando Messas Pimentel, Karimi Rayes e Marcelo Pimentel até que fosse definido um percentual acessível aos padrões socioeconômicos da nossa região e, assim, fosse atraente ao público-alvo da instituição. “Procuramos o ponto ideal entre o equilíbrio econômico-financeiro e o estímulo ao acesso do profissional ou de seu cônjuge ou mesmo filho a um dos cursos que oferecemos”, explica Pimentel. Já Robinson se diz atento a duas novas realidades que o país vive e que precisam ser fonte de inspiração para as instituições de ensino superior: “Somos a sétima potência mundial e caminhamos a passos largos para alcançarmos a sexta colocação, além do fato de vivermos um período de negociação, fortalecimento e crescimento das instituições democráticas, como no caso dos sindicatos.”
 
A partir deste novo cenário em que o Brasil está inserido, a Esefap tinha que se repensar. “Decidimos oferecer as bolsas de estudos aos sindicatos porque justamente eles são fonte de lideranças sociais. E temos a responsabilidade de formar dirigentes que pensem este novo país e as oportunidades que se abrem para Tupã e região, como é o caso do Sincomerciários. Estamos surfando nesta nova onda”.
 
As discussões nesse sentido não param por aí. A direção da Esefap já discute a possibilidade de adotar uma nova tendência mundial na área da educação que é da escola dual, em que é criado um conselho pedagógico com sindicatos e empresas que apresentam sugestões para atualização dos currículos dos cursos em função das demandas sociais. “Neste caso, empresários oferecem bolsas de estudo aos estudantes e estágio supervisionado por eles, o que é tremendamente positivo para empresa, que já terá um profissional com formação para suas demandas específicas. As discussões ainda estão em fase embrionárias, mas sem dúvida será um avanço em relação à política de estágios no Brasil. É bom os empresários empreendedores da região ficarem atentos a esta tendência”, afirma o diretor.
 
E o que a Esefap faz é seguir a tradição que a instituição abriu desde muito tempo. “Somos o primeiro grupo universitário de Tupã a criar uma política de marketing mais ampla, a alterar o modelo de ingresso e seleção, a enviar estudantes para o projeto Rondon, a receber nota máxima na avaliação de um curso. E quando temos algum problema, enfrentamos de frente, tentamos nos superar imediatamente e é isto que vamos continuar fazendo: queremos ousar sempre, nos antecipar, inovar e oferecer o que há de melhor em educação universitária para nossa cidade e região”, conclui Robinson.
 

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole