- Atualizado em 11:34

Educação

53939

Estado de São Paulo amplia retomada das aulas presenciais a partir de agosto

O governo de São Paulo determinou a ampliação do retorno às aulas presenciais nas redes publica e particular de ensino a partir de agosto.

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (16) que a volta às aulas presenciais nas escolas de todo o estado ocorrerá no mês de agosto. Hoje, a taxa de ocupação é de 35%. Esse limite deve ser ampliado a partir de agosto, após as férias de meio de ano. "No novo plano, cada escola deverá determinar o acolhimento total de alunos de acordo com a sua capacidade", afirmou o governador.
 
A partir de 1º de agosto, cada escola elaborará seu plano de retorno de acordo com o cumprimento dos protocolos. "Não trabalharemos com o percentual de limitação, mas com a regra de metros, respeitando um metro de distância, olhando para a capacidade física e não mais para a capacidade de matrícula", afirmou Rossieli Soares, secretário estadual de educação. "Ainda não será obrigatória a volta às aulas em agosto. Estaremos com a área de saúde revendo as condições de saúde, mas vamos avançar."
 
O secretário exemplificou que, em escolas com capacidade física para 3 mil alunos, mas está, no momento, com só 350 alunos matriculados poderá, com a nova regra ter 100% de matriculados porque consegue garantir um metro de distanciamento. "Naquela escola que, dentro da sala de aula, não conseguir, eventualmente, o distanciamento de um metro, ela fará ainda algum trabalho de rodízio se necessário. Aí, o plano é de cada escola."
 
A pasta divulgou ainda que três milhões de testes serão comprados para ampliar a testagem. A aplicação dos testes ocorrerá em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Rossieli disse que mesmo com a vacinação as escolas serão monitoradas neste ano e no próximo. Serão realizados testes de casos sintomáticos, dos envolvidos na ocorrência de dois ou mais casos com vínculo epidemiológico e o monitoramento sentinela (mensal ou bimestral para verificar a prevalência do vírus). 
 
O secretário estadual de educação, Rossieli Soares, explicou como deverá funcionar o plano de retomada. "A educação básica presencial é essencial. Cada vez que falamos de voltar, sentimos a necessidade de ir atrás de cada estudante", disse. "Um dos grandes desafios será recuperar a aprendizagem em matemática perdida durante a pandemia."
 
Rossieli Soares citou ainda uma pesquisa realizada pela rede estadual de ensino de São Paulo que concluiu que os alunos de 9º ano são os que têm menis habilidades socioemocionais desenvolvidas. O secretário lembrou ainda que, em setembro do ano passado ocorreu a abertura das escolas para as atividades presenciais. 
 
A vacinação para profissionais maiores de 47 anos ocorreu no dia 10 de abril, seguida pela etapa para profissionais com comorbidades. No dia 9 de junhi, para profissionais maiores de 45 e 46 anos e por fim, a 4ª etapa para profissionais acima de 18 anos. De acordo com o secretário, são 843 mil profissionais da educação estão sendo vacinados. 
 
Os cursos superiores da área da saúde continuam permitidos a terem atividades presenciais. Além dos cursos já permitidos, o secretário explicou ainda que serão incluídos saúde coletiva, saúde pública e medicina veterinária.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole