Educação

25993

Em ação ambiental, voluntários recolhem lixo do rio do Peixe

A iniciativa da atividade partiu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

MARIÁPOLIS - A Ação Ecológica Viva Peixe, que seria realizada sexta-feira (25), em Mariápolis, teve que ser transferida, devido ao tempo chuvoso, para amanhã (1). O evento tem como objetivo fazer um trabalho de conscientização ambiental junto aos alunos das redes municipal e estadual de ensino, bem como a toda população da cidade. Durante a ação, os participantes vão recolher o lixo acumulado nas margens do rio do Peixe – na ponte da estrada municipal que liga Mariápolis a Caiabu. A iniciativa da atividade partiu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e está prevista a participação de representantes da Polícia Militar Ambiental de Dracena.

De acordo com Antônio Carlos Sgorlon, diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, esta é a primeira vez que a ação ocorre em Mariápolis e foi organizada com o objetivo de “recolher os materiais existentes em torno do rio do Peixe, que são descartados pelos frequentadores do lugar”. O diretor lembra que teve a ideia de promover a ação após passar pelo local e observar o acúmulo de lixo. “Toda vez que passava pela ponte, sobre o rio, via a sujeira e a degradação promovida pelo lixo jogado. Desta forma, nós da secretaria, pensamos em fazer algo para limpar as margens e conscientizar a população”, frisa.

Sgorlan ressalta que o rio é um local frequentado pela população mariapolense – onde é possível nadar, realizar a pesca esportiva, reunir os amigos para conversar – e campanhas ecológicas de prevenção e educação ambiental junto aos moradores são “muito importantes”. “Vamos contar com a participação dos alunos das escolas municipais e estaduais da cidade, além de deixar aberto o convite para todos os moradores, que nos ajudem nesta limpeza e neste trabalho de prevenção”, salienta.

O diretor esclarece que todo lixo retirado das margens do rio do Peixe será encaminhado para o aterro sanitário municipal. Para a atividade, Sgorlan salienta que a Polícia Militar Ambiental de Dracena foi convidada para participar da ação e incentivar as crianças e os voluntários presentes, na ocasião, a ter atitudes que promovam e conservem a natureza.

Atitude e Aprendizado

Segundo o prefeito de Mariápolis, Ismael de Freitas Calori (PMDB), deve-se promover a educação e conscientização ambiental às crianças. O representante do Executivo lembra que se “cada um fizer a sua parte, mudanças concretas serão disseminadas na sociedade”. Recorda de uma situação recente, que foi “exemplo aos olhos de todos”. “Após um jogo realizado durante a Copa do Mundo, torcedores japoneses permaneceram no estádio recolhendo o lixo deixado pelos demais. Foi um exemplo de educação para a população mundial”, afirma.

Em relação à campanha realizada na cidade, o prefeito lembra que é uma ação “simples”, mas que faz a pessoa refletir e pensar “duas vezes” antes de descartar o lixo no chão. “Queremos sensibilizar e fazer as crianças e adultos pensarem que lugar de lixo é no lixo e, consequentemente, limpar as margens do rio”, afirma.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole