Educação

27258

Educação encerra projeto de resgate de valores culturais com o Dia do Saci

Desde agosto unidades da rede municipal trabalharam temas do folclore brasileiro

OSVALDO CRUZ - A Secretaria Municipal de Educação de Osvaldo Cruz encerrou na manhã desta quinta-feira, 30, o projeto 'Resgatando Culturas com o Folclore Brasileiro' e aproveitou para comemorar o Dia do Saci.

"O Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro, mas como amanhã foi decretado ponto facultativo pelo Dia do Funcionário Público (que foi na terça-feira, 28), antecipamos as comemorações para hoje", disse a secretária, Maria Leny Scramin.

Durante as apresentações no ginásio de esportes "João Torro Ovídeo", escolas da rede municipal se apresentaram com números de dança, cada qual com um tema ligado ao folclore brasileiro. Alunos da escola Moacyr Lordelo apresentaram dança sobre Saci Pererê e a boleca Emília (personagem de Monteiro Lobato) e os alunos da Apae homenagearam a região norte do país com a dança indígena "Bumba Meu Boi".

Já os alunos dos 4ºs anos de toda rede municipal apresentaram-se com um número em inglês, mas em homenagem ao Saci Pererê. Um outro grupo da Emefi Alice Bernardes Silva se apresentou com a dança Carimbó, uma coreografia de roda típica do estado do Pará.

Ao resgatar valores do sul do Brasil, um grupo da escola Camen Nápoli de Castro se apresentou com a coreografia da cança Caranguejo e os matriculados da Emefi Getúlio Vargas com samba (típico do sudeste) com a dança Favo de Mel.

O gênero xote e a região centro-oeste foram representados por dança de alunos da Emefi Max Wirth e as apresentações foram encerradas com um grupo da Emefi Rosa Ruth Ruggia Martins com estilo musical xaxado.

Dia do Saci

O Dia do Saci foi instituído por lei federal em 2004. Através da lei 2.479, o Congresso Nacional instituiu o dia 31 de outubro como a data lembrar a importância do resgate das tradições brasileiras frente ao crescente culto ao Halloween (Dia das Bruxas), tradicional nos Estados Unidos e que se disseminou pelo Brasil.

No Estado de São Paulo a data também é sacramentada pela lei 11.669/2004.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole