- Atualizado em 10:26

Educação

43183

Descubra o método Kumon para ensinar as crianças

“Deixem que os livros sejam as babás dos seus filhos”

OSVALDO CRUZ - “Deixem que os livros sejam as babás dos seus filhos”. Esta é uma afirmação sábia de Toru Kumon, o criador do método Kumon, que hoje é o protagonista deste artigo e tem mais de 4 milhões de alunos em todo o mundo.

Ao longo da história, a educação procurou dezenas de metodologias para ser mais eficiente e natural. O método Kumon é uma delas e foi aprovada por milhões de pais. Por quê?

O que é o método Kumon?

O método Kumon é uma metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um de acordo com as suas habilidades. Este processo é personalizado e individual, de acordo com as competências da criança.

Este processo visa reforçar a autoconfiança na criança. Por isso, oferece um ambiente no qual o jovem deve buscar o conhecimento de forma autônoma, por meio da estimulação e de uma aprendizagem divertida.

As 4 características do método Kumon

Para que as crianças consigam resolver as tarefas propostas pelo método, independentemente da sua idade e nível escolar, devem ser incentivadas a sua autoconfiança e o interesse pelo aprendizado. São quatro características principais:

1- Individualidade de acordo com a capacidade

O nível escolar não é limitação ou objetivo no método Kumon. Pretende-se que cada criança consiga explorar as suas habilidades ao máximo de acordo com a sua capacidade individual e pessoal. Por isso, ela deve se esforçar de forma gradual, pelo puro prazer de aprender e sempre com segurança e autocontrole.

2- Crianças autodidatas

O método Kumon valoriza acima de tudo a capacidade da criança de aprender por seus próprios esforços. Cada um resolve os exercícios através de seu esforço pessoal, autodidata, atingindo soluções através dos seus próprios caminhos. A capacidade de chegar sozinho às respostas se transformará, por fim, na capacidade de se desafiar e buscar seus sonhos e metas

3- Evolução progressiva

Outro pilar sobre o qual esse método é baseado é a evolução progressiva. O material é especialmente preparado para cada criança e vai aumentando a complexidade dos exercícios conforme o seu ritmo de aprendizagem. Tudo isso individualizado e com base na capacidade de compreensão e apreciação de cada aluno. Dessa forma, aos poucos, a criança se sente segura para buscar novos conhecimentos e entende o processo de aprendizagem como algo prazeroso.

4- O orientador como observador

O orientador também desempenha um papel importante no método Kumon. É o observador da capacidade escolar de cada criança e da sua personalidade. Ele adaptará o material às suas habilidades e compartilhará o progresso do aluno, encorajando-o a seguir em frente e a explorar as suas capacidades.

Em Osvaldo Cruz: promoção de matrículas

Aprenda ou permita que seu filho desenvolva os próprios caminhos da aprendizagem de uma maneira própria! Venha para o Kumon! Até o dia 20/03 - as matrículas são grátis e os alunos ainda ganham brindes!

A mensalidade de março tem 50% de desconto para quem fizer a matrícula até o dia 20. O Kumon Osvaldo Cruz está na rua Fernando Costa 312, Centro - Fone (18) 3529-1554.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole