Educação

35434

Conselho autoriza transformação da FAI em Centro Universitário

Próxima etapa é criação de leis municipais

ADAMANTINA - Em reunião do Conselho Pleno, no Conselho Estadual de Educação em São Paulo (CEE/SP), foi aprovada hoje (6), em definitivo, a autorização para migração da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), para o status de centro universitário. Há uma semana, no mesmo colegiado, a pauta obteve aprovação pela Câmara de Educação Superior, ficando habilitada para a votação de hoje.

A FAI protocolou o pedido de transformação em Centro Universitário em 2014. Até a conclusão do projeto vários estudos foram realizados pelos departamentos da FAI, ocorrendo reuniões entre a equipe técnica da Autarquia Municipal e os técnicos do CEE-SP.

Agora, após a aprovação definitiva, o processo de transformação da FAI em Centro Universitário de Adamantina (com sigla ainda a ser definida) deve levar aproximadamente oito meses e depende, inclusive, da aprovação de leis municipais para a criação dos cargos de reitor, vice-reitor e as pró-reitorias.

O que ganha a FAI?

Entre as principais vantagens para a instituição estão a autonomia universitária , que poderá criar novos cursos sem prévia autorização (com posterior reconhecimento junto ao CEE-SP em processo regular), além de expedir o seu próprio diploma (já que atualmente os diplomas da FAI são expedidos pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar), ampliar o número de vagas, alterar grades curriculares, entre outros.

Em abril passado, uma comissão de especialistas do CEE esteve na FAI, onde pôde fazer verificação in loco e confrontar a estrutura descrita no projeto com a realidade das instalações.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole