Educação

41664

Celular para fins pedagógicos está liberado em escolas estaduais

A Internet no celular abre inúmeras possibilidades de atividades e pesquisa

Com a sanção da lei, estudantes dos ensinos fundamental e médio poderão utilizar os aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas, desde que orientadas por educadores (Foto: Pixabay) Com a sanção da lei, estudantes dos ensinos fundamental e médio poderão utilizar os aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas, desde que orientadas por educadores (Foto: Pixabay)

ESTADUAL - O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta segunda-feira (6) uma nova lei para a educação de São Paulo. A rede estadual de ensino está liberada para usar o telefone celular em sala para fins pedagógicos. A ideia foi levantada pelo secretário da educação José Renato Nalini.

“A Secretaria da Educação tem feito um excelente trabalho em tornar a escola mais atraente para os jovens. E de melhorar a qualidade do ensino. A Internet no celular abre inúmeras possibilidades de atividades e pesquisa. Então, será um grande salto em benefício dos alunos”, disse o governador.

Aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo no último dia 11 de outubro, o projeto de lei nº 860/2016 alterou a lei 12.730/2007, que proibia o uso de celulares em escolas estaduais.

A proposta foi encaminhada à Alesp, em 2016, após um pedido feito pelo titular da pasta. Com a sanção da lei, estudantes dos ensinos fundamental e médio poderão utilizar os aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas, desde que orientadas por educadores, envolvendo-os na linguagem de seu tempo, no acompanhamento das inovações tecnológicas e despertando a criatividade no desenvolvimento de novos projetos.

Wi-fi e banda larga na rede estadual

Até outubro de 2018, todas as 5 mil escolas estaduais serão equipadas com sistema wi-fi e banda larga. A novidade faz parte do novo plano tecnológico anunciado pelo Governo de São Paulo e que irá modernizar a rede. A instalação da Internet sem fio terá início nas salas dos professores e de informática.

Já as unidades que participam do Escola da Família também poderão utilizar a conexão aos fins de semana, em áreas indicadas por cada equipe gestora.

O sinal também será mais rápido. Dois links vão abastecer as escolas: Intragov (do governo estadual e já existente) e Telefônica. O reforço garante a conexão permanente e a possibilidade de distribuir o sinal entre atividades pedagógicas e administrativas. Além disso, a velocidade será ampliada – com a manutenção do monitoramento e filtro de conteúdo acessado pelos estudantes.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole