Educação

51502

Após adiamento, MEC abre período de inscrições para o Sisu do 2º semestre de 2020 e divulga vagas do Prouni

O estudante interessado em concorrer pelo Sisu a uma vaga nas universidades federais têm até sexta (18) para se candidatar.

NACIONAL - O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (7) o período de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O estudante interessado em concorrer a uma vaga nas universidades federais têm até sexta (10), às 23h59, para se candidatar.

O Sisu reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. A seleção é feita online, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores – para isso, é preciso não ter tirado zero na prova de redação.
 
O cronograma inicial, divulgado pelo governo em maio, apontava que as inscrições começariam em 16 de junho. Mas, até aquela data, o edital sequer havia sido publicado. Estudantes foram às redes sociais cobrar um posicionamento do governo, que divulgou novas datas. O edital foi publicado no "Diário Oficial da União" no dia seguinte, com os prazos.
 
Cronograma do Sisu 2º semestre de 2020
 
-Abertura das inscrições: 7 de julho
 
-Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)
 
-Divulgação dos resultados: 14 de julho
 
-Abertura das matrículas: 16 de julho
 
-Encerramento das matrículas: 21 de julho
 
-Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59)
 
-Prouni abre consulta de vagas
 
Nesta terça, o MEC divulga as vagas do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.
 
O edital do Prouni também teve as datas alteradas (veja cronograma abaixo). O programa tem dois critérios de avaliação: o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação da renda familiar.
 
Cronograma do Prouni do 2° semestre de 2020
 
-Previsão de divulgação das vagas: 7 de julho
 
-Abertura das inscrições: 14 de julho
 
-Encerramento das inscrições: 17 de julho (até 23h59)
 
-Primeira chamada: 21 de julho
 
-Segunda chamada: 4 de agosto
 
-Lista de espera: 24 de agosto
 
-Fies abre inscrições em 21 de julho
 
O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) também teve o cronograma alterado – a abertura de inscrições será em 21 de julho.
 
O Fies oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
 
Cronograma do Fies do 2° semestre de 2020
 
-Início das inscrições: 21 de junho
 
-Fim das inscrições: 24 de julho (até 23h59)
 
-Resultado: 28 de julho
 
-Contratação de financiamento: de 28 a 30 de julho (até 23h59)
 
-Pré-seleção da lista de espera: de 28 a 31 de julho (até 23h59)
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole